LOCUTOR, REPÓRTER E PRODUTOR ARTÍSTICO
NILTON BATISTA DOS SANTOS, carinhosamente “NILTON SANTOS”,
além de residir, também nasceu em Mauá, aos 23 de Abril de 1968. É o quarto da fila entre 6 irmãos, Clarice, Silvana (in memoriam), Maria de Fátima, Nilton, Paulo (in memoriam) e Luciane.
Em 1980, aos 12 anos, NILTON conquista seu primeiro emprego para cuidar do estacionamento da IMOBILIÁRIA DENIS, na cidade. Foi a partir deste emprego que em 1982, que PAULO ROBERTO DE SOUZA, carinhosamente, “PAULO LOUCO”. lhe deu a primeira oportunidade de emprego com registro em carteira, por indicação do arquiteto Sr. JOSÉ CARLOS GRECCO, para trabalhar como Office Boy no ESCRITÓRIO CONTÁBIL BARÃO DE MAUÁ de propriedade do Sr. DARCIO ANTONIO LEARDINI (in memoriam, falecido em 2021), ao qual “PAULO LOUCO” também trabalhava como contador.
Para um jovem cheio de sonhos, foi à oportunidade para conhecer as pessoas e a cidade, de fazer laços de amizades, de estar próximo aos comerciantes e políticos da cidade. NILTON SANTOS sempre foi muito determinado e muito esforçado, e assim, com seu carisma, aos poucos foi conquistando a admiração de todos.
O INICIO ARTÍSTICO DE NILTON SANTOS - PARTE 2/8
Na imagem, sua maior riqueza, uma fantástica recordação do ano de 1976, com o aluno NILTON BATISTA DOS SANTOS, o primeiro a esquerda na fila ao meio, aos 8 anos, aluno da 2ª Série na ESCOLA ESTADUAL DE PRIMEIRO GRAU WALT DISNEY. Na terceira fila, ao canto esquerdo, sua querida Professora SUELI.
NILTON SANTOS estudou o primário, o ginásio e o colegial na ESCOLA ESTADUAL WALT DISNEY.
Mas algo começava a despertar. O ano era de 1982, já com seus 14 anos e NILTON realizava inúmeras brincadeiras artísticas com todos na escola. Tanto que na maioria das aulas, em seus 5 minutos finais, os Professores concediam a ele para suas brincadeiras de entrevistas, pois já trazia na época uma forte vontade de dotes artísticos, e como todos se divertiam.
NILTON SANTOS, SUA PAIXÃO PELA MÚSICA - PARTE 3/8
E foi entre o período de 1982 a 1984, trabalhando no ESCRITÓRIO CONTÁBIL BARÃO DE MAUÁ, em que conheceu a “Família GUBITOSO”, proprietários da tradicional LOJA GUBISOM, na Avenida Barão de Mauá, no centro da cidade. Na época uma loja de discos e aparelhos de som. Com grande apego a família e percebendo a sua paixão pela música, decidiram abrir-lhe as portas para que pudesse trabalhar como free-lance aos finais de semana.
Na primeira imagem da década de 1980, a tradicional LOJA GUBISOM, no centro de Mauá.
E não demorou para perceberem sua dedicação e vocação. Em Abril de 1984, NILTON foi contratado oficialmente como empregado na LOJA GUBISOM, onde trabalhou até Abril de 1989.
Foram intensos 5 anos de trabalho e de muito aprendizado. Em pouco tempo, NILTON se tornou o comprador oficial de discos para a loja, face ao seu grande diferencial, pois não se contentava em vender um só disco, fazia questão de tirar todos os discos do casulo para mostrar faixa a faixa, até que o cliente se interessasse por mais que um “LP ou COMPACTO”. Uma outra façanha conquistada, foi quando da visita do Gerente Geral de Vendas Sr Salmeron, da antiga gravadora Continental / Chantecler, que veio a LOJA GUBISOM para conhecê-lo pessoalmente. A bem da verdade, era que há anos a gravadora tinha interesse em vender seus discos sertanejos na região, e que só aconteceu quando NILTON SANTOS passou a realizar as compras a loja para o setor de discos.
E foi com sua visão para o mundo musical, em que promoveu com o apoio dos donos da loja, a inauguração do departamento de instrumentos musicais, até hoje presente na cidade.
E foi trabalhando na “LOJA GUBISOM” no setor de discos em que NILTON SANTOS passou a ser amplamente conhecido na cidade e no meio artístico, tanto que lhe rendiam inúmeros convites para os mais variados eventos, em algumas ocasiões como jurado e até mesmo para apresentar eventos culturais na cidade. Em destaque, também apresentou em algumas ocasiões o “Show de Calouros” que acontecia aos domingos, na extinta “Concha Acústica”, na antiga Praça 22 de Novembro.
Na segunda imagem, uma recordação de seu encontro com o cantor AMADO BATISTA, revelação da época que já despontava por todo o país, lançado pela GRAVADORA CHANTECLER.
NILTON SANTOS, SEU INICIO COMO PRODUTOR ARTÍSTICO - PARTE 4/8
Em 1989, NILTON SANTOS com sua paixão pela música, fez com que buscasse novos desafios, e assim, decidiu seguir por uma vida própria com seus sonhos e ideais.
Muito admirado no meio artístico, como podemos observar nas imagens em destaque, NILTON SANTOS com alguns famosos artistas nacionais e internacionais, como CHITÃOZINHO & XORORÓ, LEANDRO & LEONARDO, RAY CONNIFF e KENNY ROGERS, e tantos outros.
Agora seguindo como “Produtor Artístico”, seu primeiro desafio. Na cidade uma jovem dupla sertaneja se destacava, os irmãos mauaenses “JULINHO & JANEL”, e ambos já eram amigos.
NILTON SANTOS observou que poderia ser o inicio de sua entrada para o show business com “Julinho & Janel” e de vários outros artistas que já possuíam alguns discos gravados. Essa foi sua porta para iniciar suas andanças pelas emissoras de rádio por todos os estados, em especial, divulgando o trabalho da dupla “JULINHO & JANEL”, que com isso, galgaram com diversas entradas para a mídia.
O INÍCIO DA NG PRODUÇÕES - PARTE 5/8
Na imagem de 1990, uma recordação de GILBERTO GERALDINI, a cantora ROBERTA MIRANDA e o produtor artístico NILTON SANTOS.
Em 1990, NILTON SANTOS com seu companheiro e amigo GILBERTO GERALDINI, fundam a empresa NG PRODUÇÕES.
Juntos, por 4 anos, promoveram vários trabalhos pela cidade, em destaque o jornal mensal “MUSICAL ENTRE AMIGOS”, com contrato de exclusividade em propaganda visual com a CPTM (COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS), uma frota de carros de som, entre outros projetos totalmente voltados a área artística e musical.
A sociedade se desfez em 1994, ocasião em que NILTON SANTOS foi convidado a dirigir o departamento comercial da extinta RÁDIO MAUÁ - AM 1490. A rádio já existia há 5 anos em Mauá, mas atravessava um momento deficitário, fruto de herança deixada pelos seus antecessores. Além da direção, NILTON SANTOS, também apresentou dois programas, sendo o “ACORDA SÃO PAULO” e “FESTA DAS ESTRELAS”. A RÁDIO MAUÁ - AM 1490, funcionava
na Avenida Portugal, em Mauá. Em um ano de atividade sob sua direção, a emissora se colocou em uma posição privilegiada entre as emissoras AM de
destaque em São Paulo, tendo no período um grande alcance de audiência na região. Infelizmente, a emissora pertencia a um grupo político que resolveram vende-la para o grupo religioso “MALÍCIA DA IMACULADA”, em 11 de maio de 1995.
NILTON SANTOS, SUA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA - PARTE 6/8
Com a venda da emissora, NILTON SANTOS retornou as suas atividades anteriores, em propagandas e promoções de eventos e coordenação de campanha política na cidade de Mauá.
Mas em Março de 1997, NILTON SANTOS passa por um período muito difícil, envolvendo-se em um acidente após perder o controle dos freios de seu veículo “Towner” em que dirigia, atropelando um rapaz parado em uma calçada. O incidente provocou uma grande queda da produção de suas atividades, pois permaneceu durante um ano acompanhando a vítima para acompanhamentos médicos semanais.
Em 1999 um convite para agregar-se ao departamento de projetos especiais na “GRAVADORA KASTATA’S MUSIC”, na época com grandes sucessos, como “DEMENOS CRIME” e “DOCTOR MC’S”.
Em Junho de 2001, NILTON SANTOS passa por mais um processo difícil na vida com o falecimento de sua mãe Sra Vitalina Batista dos Santos, vítima de um coágulo no cérebro.
Perder sua companheira e conselheira não foi nada fácil. Mas ainda em 2001, uma nova e boa oportunidade, com o convite para trabalhar em uma nova gravadora da qual seria o responsável pela divulgação em todo interior paulista.
Seu chefe diretor da “GRAVADORA REGATA”, nada menos que BERNARDO VILHENA, compositor de vários sucessos, entre eles, “Menina Veneno”, e coordenador da primeira edição do FAMA/TVGLOBO. Dentre os desafios de trabalho era trazer para as rádios os lançamentos que traziam o ritmo do samba rock. Entre o elenco destacavam-se, “Seu Jorge” com a música (Carolina) , “Paula Lima” com a música (Quero ver você no Baile), “Banda Black in Rio” (Carrossel) “Clube do Balanço” de Marcos Matolli (Aeroporto ) e “Ivo Meirelles” (Swing Man). A gravadora funcionou apenas um ano encerrando suas atividades, porém, os artistas nela lançados são consolidados pelo sucesso e fama até hoje.
Em 2002, mais uma vez NILTON SANTOS volta a trabalhar como free- lance em divulgação de alguns artistas independentes, entre eles, “Ricardo e Eduardo”, sendo o responsável pelo sucesso da música “ARREPIADO” que tomou conta das rádios no interior, além de ganhar exposição por seis meses no BG do programa do Faustão. Ainda em 2002, lança o site de divulgação “RÁDIOS BRASILEIRAS”.
Em 2003, é contratado para trabalhar na área de divulgação da “GRAVADORA ATRAÇÃO”, que inicialmente faria um corpo a corpo nas rádios pelo interior de São Paulo, mas que ao longo de sua experiência, logo ganhou uma sala exclusiva para comandar uma área que ainda nunca tinha sido explorada pelas gravadoras. A divulgação On-line onde seu banco de dados (mailing) já existente em seu site “Rádios Brasileiras”, foi migrado para um serviço paralelo. Além de participar ativamente de todas as ações de marketing de artistas da gravadora, seu trabalho foi fundamental para a inovação no
conceito de levar até as rádios os lançamentos, proporcionando economia e eficiência no departamento. Entre os artistas lançados pela gravadora, NILTON SANTOS trabalhou com os artistas: Sergio Reis, Chico Rey e Paraná, Limão com Mel, Gilliard, João Bosco e Vinicius, Grupo Tradição (Michel Teló), Katinguelê, Sensação, Carla Cristina, Zé Henrique e Gabriel, Ataíde e Alexandre, Juliano Cesar, Jayne, Rasta Chinela, Sem Compromisso, As Galvão, Eliane Camargo, Pixote, Marco Brasil, entre outros. Mas também pela GRAVADORA ATRAÇÃO, sua participação em vários eventos especiais, tais como na gravação de DVD´s do Marco Brasil, Limão Com Mel, e em três edições da Festa de Barretos, onde a gravadora instalou palcos exclusivos para seus artistas e ainda o “Planeta Atração” e “Celeiro da Atração” com ações de marketing e agenda dos artistas nas rádios da região.
Em Maio de 2006, NILTON SANTOS ao analisar o mercado, decide sair da gravadora para trilhar novos rumos e passa a dedicar-se no aprimoramento de seu site “Rádios Brasileiras”, a fim de expandir o trabalho prestando o mesmo serviço a outras gravadoras, artistas e produtores. E assim, o site “Rádios Brasileiras” e o serviço “Divulgação Express” vem atendendo com sucesso a todo o mercado de shows business, sendo considerado como um dos melhores e mais confiáveis serviço de divulgação na distribuição de conteúdo digital pela internet através do www.radiosbrasileiras.com.br.
E mais uma vez o dissabor da perda, com o falecimento de seu pai no dia 12 de Novembro de 2009.
NILTON SANTOS, O REPÓRTER DO POVO - PARTE 7/8
Durante o período entre 2010 a 2012, NILTON SANTOS dedicou-se a causa social, onde convidado aceitou presidir a AECOMACC – ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA DE MAUÁ E CIDADES CIRCUNVIZINHAS, presidência esta que lhe premiou a vários certificados de “AMIGO DO MEIO AMBIENTE” pelos relevantes serviços prestados, causa essa em que se comprometeu a realizar e tem realizado com empenho e dedicação em prol de sua cidade.
E foi também neste período, em que NILTON SANTOS lançou-se pelas redes sócias como um “REPÓRTER” defensor da população mauaense realizando denúncias de descasos públicos, levando-o a se candidatar a vereador nas eleições de 2012 e 2016, mas não obtendo êxito, apenas em 2012 permaneceu na condição de primeiro suplente pela legenda partidária “DEM”.
Em 2018, face a sua experiência profissional e a convite do Prefeito ATILA JACOMUSSI, assumiu a comunicação na gestão municipal da cidade para atuar como “LOCUTOR e CERIMONIALISTA”, o qual permaneceu até o final de mandato em 2020.
RECORDAÇÂO DE ENTREVISTA
EM 23/AGOSTO/2019 NO P ROGRAMA CHEGA MAIS NILTON SANTOS e EDILSO N MADUREIRA
NILTON SANTOS, O ÂNCORA DO CANAL NBS - PARTE 8/8
NILTON SANTOS, como sempre inovando com seu profissionalismo e experiência. Com foco na informação e prestação de serviço, em 2019 cria o “CANAL NBS” , que além de a gerenciar é também o âncora de seu próprio canal pelas redes sócias, onde possui um estúdio moderno para realizar suas gravações de conteúdos diversos com matérias para o seu site e mídias sociais.
Mas também foi em 2019, em que lançou o programa diário de entrevistas “CHEGA MAIS”, um grande sucesso na cidade, recebendo em seu programa ilustres personalidades de destaque na cidade de Mauá, empresários, comerciantes, artistas, músicos, escritores e tantos outros.
Esse é nosso querido irmão mauaense NILTON SANTOS, locutor, repórter e produtor artístico. Aberto aos desafios, sempre está se recriando e buscando se atualizar na velocidade que os tempos modernos exigem, porém, sem deixar de reverenciar e cultivar a essência do passado que lhe proporcionou chegar até aqui e que certamente sua trajetória artística ficará eternamente registrada na memória histórica de nossa querida Mauá.
by EDILSON MADUREIRA