Após protocolo assinado neste sábado (6) nos EUA, Boston Metal deve instalar unidade no Campo das Vertentes, que pode gerar mil novos empregos
CANAL NBS
O governador Romeu Zema (Novo) assinou, neste sábado (6), em missão internacional nos Estados Unidos, um protocolo de investimentos de R$ 573 milhões em Minas Gerais com a Boston Metal. A startup norte-americana deve instalar uma unidade de produção de aço verde na região de Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes. A instalação deve gerar mil empregos no Estado.
A previsão é que a planta da Boston Metal utilize a técnica de eletrólise de óxido fundido (MOE), que é tratada como uma tecnologia inovadora para aproveitar os rejeitos de minério para extrair metais e ligas em geral, já que utiliza eletricidade, não carvão ou combustíveis fósseis. Minas será o primeiro lugar no mundo a receber essa unidade produtiva da Boston Metal.
De acordo com o governo de Minas Gerais, a estimativa é de que a planta seja inaugurada no segundo semestre deste ano, uma vez que o projeto já está em implementação em Coronel Xavier Chaves, que é próximo a São João del-Rei. A produção, por outro lado, deve ser iniciada em 2024, ainda em pequena escala, até chegar à escala comercial até 2026.
SEGUIR
O compromisso na cidade de Woburn, a 20 quilômetros de Boston, foi o primeiro de Zema durante a missão internacional. Além do governador, estão presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro (PP), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
Após a passagem por Boston, Zema lançará em Nova York, na próxima terça-feira (9), o projeto “Vale do Lítio”, que diz respeito à instalação de uma planta da Sigma Lithium na divisa de Araçuaí com Itinga, no Vale do Jequitinhonha. O lançamento acontecerá na Nasdaq, bolsa de valores em negócios de tecnologia e informação. Até o fim da passagem pelos Estados Unidos, o governador ainda vai participar da Conferência Lide Brazil Investment Forum e da 16ª edição do Itaú BBA Latam CEO Conference. Por fim, Zema terá uma reunião com o Fundo de Investimento Global Infrastructure Partners (GIP) e investidores da área de energia e infraestrutura. Tópicos relacionados
Comments