top of page
Foto do escritorCanalNBS

Vídeos mostram larva em comida e vários ratos na Upa Pampulha, em BH

As imagens foram gravadas na tarde deste domingo


REDAÇÃO NBS

Vídeos denunciam condições ruins de higiene na Unidade de Pronto Atendimento Pampulha, em Belo Horizonte. Uma larva foi encontrada em uma refeição servida para uma paciente, e ratos foram vistos em diversas áreas da instalação. As imagens foram gravadas na tarde deste domingo (25 de fevereiro) pela corretora de imóveis Marília Ramos da Silva, de 43 anos, que acompanhava a sua mãe,  de 85, uma paciente da unidade. A prefeitura da capital disse que investiga as denúncias.


Os registros mostram os ratos próximos ao telhado da Upa, e também em uma das lixeiras. Um outro vídeo revela a larva em uma marmita servida na Upa. Conforme a denunciante, a refeição foi entregue embalada e fechada, e a paciente encontrou a larva enquanto se alimentava.


Para reportagem de O TEMPO, a corretora de imóveis disse que procurou a administração da unidade após encontrar as larvas na refeição. "Eles prometeram tomar todas as providências necessárias, mas decidi fazer o vídeo para deixar tudo registrado", afirmou.

Marília também contou sobre o ocorrido para a sua irmã,  que permaneceria na unidade como acompanhante da sua mãe. Além de citar o problema com a alimentação, ela disse sobre a quantidade de ratos no local. "Quando contei, ela falou que já tinha percebido. Disse que estava na portaria e passou um rato próximo ao pé dela", acrescentou.

A corretora lamentou a situação. Segundo ela, a unidade oferece um bom atendimento, mas os problemas deste domingo 25) são "inaceitáveis" para uma unidade de saúde. "O mínimo que você espera para um espaço como esse é higiene, e não foi isso que presenciei", finalizou.

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que recolheu amostras das refeições para investigar a denúncia. "Cabe destacar que a empresa fornecedora, contratada por meio de processo licitatório, está localizada em Contagem. A VISA da capital já contatou as equipes do município e solicitou uma vistoria ainda nesta segunda-feira, dia 26, para verificar as condições do local, bem como as boas práticas de fabricação dos alimentos", disse.


Sobre os roedores, a prefeitura garantiu que a Upa é monitorada pelas  equipes de Zoonoses e que vistorias quinzenais são feitas com empresas especializadas para a aplicação de veneno contra ratos e diversas pragas. "Para garantir que não apareçam roedores na unidade, a Zoonoses também realiza ações de conscientização nos estabelecimentos do entorno, repassando dicas sobre o correto acondicionamento de lixo", afirmou.



Comments


bottom of page