O registro da agressão teria acontecido durante uma ação da Polícia Civil de SP, com apoio da GCM, para dispersar usuários de drogas
CANAL NBS
Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver três militares da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo agredindo uma mulher que, andando pra trás, tenta se esquivar das investidas dos agentes com cassetetes.
Ao fim do registro, um dos policiais saca um spray e o ativa, na frente do rosto da jovem. Após a atitude, é possível ver que um dos policiais que estava próximo à mulher também tem o rosto atingido pelo gás. Veja o vídeo:
Ao Metrópoles a prefeitura de São Paulo informou que os agentes filmados foram afastados e uma sindicância será instaurada para apurar a violência. Veja a nota:
“A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), informa que afastou os agentes flagrados em atos inaceitáveis e que não representam o padrão de atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Uma sindicância foi instaurada para apurar os fatos e aplicar as punições cabíveis. A gestão municipal não compactua com irregularidades e todo caso de desvio de conduta é rigorosamente apurado.”
A agressão teria acontecido na “nova Cracolândia”, na esquina da Helvétia e da avenida São João, no centro de São Paulo. No fim da tarde de sexta-feira (27/5), a Polícia Civil deflagrou uma operação para dispersar os usuários de drogas que se aglomeravam no local. Houve também o uso de um veículo blindado.
A ação dessa sexta-feira foi a mais recente de uma série de ações policiais da Operação Caronte, deflagrada a fim de prender traficantes da área. A primeira ocorreu em 11 de maio, quando dependentes químicos foram expulsos da Praça Princesa Isabel.
Depois, os agentes dispersaram um novo fluxo que havia se formado na Rua Frederico Steidel, no dia 19. Com isso, a maior parte dos usuários migrou para a Helvétia, mas existem grupos espalhados por diversas vias do centro, como as avenidas Rio Branco, São João e Duque de Caxias.
Comentarios