top of page
Foto do escritorCanalNBS

Usuários X e-x Twitter estão migrando para o Bluesky saiba porque e quem é o dono.

O Bluesky está crescendo rapidamente e atualmente recebe cerca de um milhão de novas inscrições por dia.


Talvez você tenha visto a palavra "Bluesky" aparecendo em suas páginas de mídia social recentemente e se perguntou sobre o que as pessoas estão falando.

É uma plataforma alternativa ao X de Elon Musk e, em termos de cor e logotipo, é bastante semelhante.

O Bluesky está crescendo rapidamente e atualmente recebe cerca de um milhão de novas inscrições por dia.

Ele tinha 16,7 milhões de usuários no momento em que este artigo foi escrito, mas esse número provavelmente estará desatualizado quando você ler isto.

Então o que é isso - e por que tantas pessoas estão aderindo?

Anúncio

O que é Bluesky?

O Bluesky se descreve como "mídia social como ela deve ser", embora pareça semelhante a outros sites.

Visualmente, uma barra à esquerda da página mostra tudo o que você pode esperar: pesquisa, notificações, uma página inicial e assim por diante.

As pessoas que usam a plataforma podem postar, comentar, repostar e curtir suas coisas favoritas.

Para simplificar, ele se parece com o X, anteriormente conhecido como Twitter, costumava ser.

Céu azul

A página Bluesky se parece muito com outras plataformas de mídia social

Anúncio

A principal diferença é que o Bluesky é descentralizado — um termo complicado que basicamente significa que os usuários podem hospedar seus dados em servidores diferentes daqueles de propriedade da empresa.

Isso significa que, em vez de ficarem limitados a ter uma conta específica com o nome de Bluesky, as pessoas podem (se quiserem) se inscrever usando uma conta que elas mesmas possuam.

Mas vale ressaltar que a grande maioria das pessoas não faz isso e um novo membro provavelmente terá ".bsky.social" no final do seu nome de usuário.

Quem é o dono do Bluesky?

Se você acha que parece muito com X, não ficará surpreso ao saber o porquê. O antigo chefe do Twitter, Jack Dorsey, o criou.

Ele até disse uma vez que queria que o Bluesky fosse uma versão descentralizada do Twitter que nenhuma pessoa ou entidade possuísse.

Mas o Sr. Dorsey não faz mais parte da equipe por trás disso, tendo deixado o conselho em maio de 2024.

Ele excluiu sua conta completamente em setembro.

Atualmente, ela é administrada e de propriedade predominantemente do presidente-executivo Jay Graber, como uma corporação de benefício público dos EUA.


Por que está ganhando popularidade?

O Bluesky existe desde 2019, mas era somente para convidados até fevereiro deste ano.

Isso permitiu que os desenvolvedores lidassem com todos os problemas nos bastidores, para tentar estabilizá-lo antes de abrir as portas para o público em geral.

O plano funcionou, até certo ponto. Mas a onda de novos usuários foi tão significativa em novembro que continua a haver problemas com interrupções.


Não é coincidência que o número de novos usuários do Bluesky aumentou após o sucesso de Donald Trump nas eleições dos EUA em novembro.

O dono da X, o Sr. Musk, foi um grande apoiador de Trump durante sua campanha e estará fortemente envolvido em sua administração.

Inevitavelmente, isso levou a uma divisão política, com algumas pessoas deixando X em protesto.

Mas outros citaram razões diferentes, como o jornal Guardian, que decidiu parar de postar lá porque chamou X de " uma plataforma de mídia tóxica ".

Enquanto isso, o aplicativo da Bluesky continua recebendo downloads significativos em todo o mundo e, na quinta-feira, foi o aplicativo gratuito mais popular na Apple App Store do Reino Unido.

Várias celebridades, da cantora pop Lizzo a Greg Davies, do Taskmaster, anunciaram que estão se juntando à plataforma e limitando o uso — ou, em alguns casos, abandonando completamente — do X.

Outros nomes que você pode reconhecer incluem Ben Stiller, Jamie Lee Curtis e Patton Oswalt.

Mas esse crescimento, embora significativo, terá que continuar por muito tempo antes que a Bluesky consiga desafiar de verdade seu rival de microblog.

O X não divulga o número total de usuários, mas acredita-se que seja medido em centenas de milhões, com Elon Musk dizendo anteriormente que a plataforma tinha 250 milhões de usuários por dia .

Como a Bluesky ganha dinheiro?

É a pergunta de um milhão de dólares, literalmente.

A Bluesky começou com financiamento de investidores e empresas de capital de risco e levantou dezenas de milhões de dólares por esses meios.

Mas com tantos novos usuários, será preciso encontrar uma maneira de pagar as contas.

No auge do Twitter, o site ganhava a maior parte de seu dinheiro por meio de publicidade.

A Bluesky disse que quer evitar isso. Em vez disso, disse que continuará a analisar serviços pagos, como fazer as pessoas pagarem por domínios personalizados em seus nomes de usuário.

Parece complicado, mas basicamente se resume a um nome de usuário ainda mais personalizado.

Por exemplo, isso pode significar que meu nome de usuário - @twgerken.bsky.social - poderá no futuro soar mais oficial, como @twgerken.bbc.co.uk.

Os defensores dessa ideia dizem que ela também funciona como uma forma de verificação, já que a organização proprietária do site teria que autorizar seu uso.

Se os proprietários do Bluesky continuarem evitando publicidade, eles inevitavelmente terão que buscar outras opções mais amplas, como recursos de assinatura, como uma forma de manter as luzes acesas.

Mas se não estiver gerando muito dinheiro, isso não seria incomum para startups de tecnologia.

Na verdade, o Twitter, antes de ser comprado pelo Sr. Musk em 2022, só teve lucro duas vezes em seus oito anos de negociação pública.

E todos nós sabemos como isso terminou - um grande pagamento para os investidores quando o homem mais rico do mundo pagou US$ 44 bilhões (£ 34,7 bilhões) pelo privilégio de possuí-lo.

Por enquanto, o futuro da Bluesky permanece desconhecido, mas se seu crescimento continuar, tudo é possível.



Comments


bottom of page