De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 1 MILHÃO pessoas deixaram a Ucrânia desde o início da invasão
Em em grande escala da Rússia em 24 de fevereiro. Com as tropas russas bombardeando cidades ucranianas, atingindo escolas, jardins de infância e creches, centenas de milhares de pessoas estão fugindo para as fronteiras ocidentais da Ucrânia.
Apesar dos vizinhos ocidentais ucranianos – Polônia, Hungria, Eslováquia, Romênia e Moldávia – acolherem todos os necessitados, os postos de fronteira do país não conseguiram acostumar números sem precedentes.
As famílias ucranianas passam horas, às vezes dias, no trânsito na fronteira, enquanto aqueles que procuram sair de trem lotam as estações ferroviárias ucranianas.
“Nesse ritmo, a situação deve se tornar a maior crise de refugiados da Europa neste século”, disse Shabia Mantoo, porta-voz do ACNUR, em 1º de março.
O Kyiv Independent publica uma série de fotos da estação de trem na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, que se tornou o principal destino para quem busca evacuação na Ucrânia, e do ponto de passagem de fronteira de Rava Ruska com a Polônia.
Commenti