TSE Confirma Legitimidade da Reeleição de Guto Volpi em Ribeirão Pires
- CanalNBS
- 13 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Tribunal rejeita recurso de opositores e encerra disputa judicial; reeleição não configura terceiro mandato, afirma decisão unânime.

REDAÇÃO NBS
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta quinta-feira (12), por unanimidade, a legitimidade do registro de candidatura de Guto Volpi (PL), reeleito prefeito de Ribeirão Pires nas eleições de outubro deste ano. A Corte rejeitou o último recurso possível apresentado pela coligação “Ribeirão Pires Para Todos”, liderada pelo candidato Gabriel Roncon (Progressistas), marcando a terceira derrota judicial do grupo opositor.
A decisão ratificou o entendimento já estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que, dois dias antes do pleito, negou o pedido para indeferir a candidatura de Volpi. A tentativa de retirar o nome do prefeito das urnas foi considerada improcedente.
O ministro Antonio Carlos Ferreira, relator do caso no TSE, votou favoravelmente à regularidade da candidatura, argumentando que a reeleição de Guto Volpi não representa um terceiro mandato consecutivo. Ferreira explicou que o prefeito assumiu interinamente a administração municipal em 2022 devido à cassação do mandato de seu pai, Clovis Volpi, enquanto presidente da Câmara Municipal. Posteriormente, foi eleito em um pleito suplementar.
“Guto Volpi não exerceu dois mandatos sucessivos, mas, sim, duas frações de um único mandato (2021 a 2024): a primeira de forma interina e a segunda em virtude de eleição suplementar, sendo plenamente reelegível para a legislatura 2025-2028”, afirmou o ministro, cujo parecer foi acompanhado por unanimidade no Plenário.
Fim da Disputa Judicial Com a decisão desta quinta-feira, encerra-se o processo movido pela coligação de Gabriel Roncon, que visava invalidar os votos de Guto Volpi. O grupo opositor havia perdido nas duas primeiras instâncias da Justiça Eleitoral, mas continuou disseminando informações falsas durante a campanha, sugerindo que a candidatura seria anulada.
Na reta final da eleição, materiais impressos, carros de som e postagens em redes sociais foram usados para propagar que os votos dados a Guto Volpi não teriam validade. A decisão definitiva do TSE desmente tais alegações, consolidando a vitória do prefeito reeleito e encerrando quaisquer dúvidas sobre a legalidade de seu mandato.
Comments