Previsão da gestão Tarcísio é que leilões de rodovias, mobilidade urbana e saneamento somem investimentos de R$ 42,3 bilhões
CANAL NBS
São Paulo – O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende realizar pelo menos 11 leilões de concessão no estado até o fim de 2026. A previsão é que os pregões somem investimentos de R$ 42,3 bilhões.
Entre as prioridades estão linhas de transporte público, rodovias e a desestatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Nesta terça-feira (6/6), o governador acompanhou a apresentação do cronograma de propostas de concessão de linhas de transporte público sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM), além de mais de dois mil quilômetros de rodovias.
A desestatização da Sabesp também foi discutida. A gestão estadual detém o controle da companhia, que é gerida em regime de sociedade anônima de capital aberto, e 50,3% do capital social da empresa.
O restante das ações é negociado na B3 de São Paulo e na Bolsa de Nova York. Atualmente, a Sabesp atende mais de 27 milhões de pessoas, cerca de 70% da população urbana estadual, em 375 das 645 cidades paulistas.
“São projetos muito importantes e estou muito otimista com o sucesso dessas ações. Tenho notado forte interesse nos nossos projetos, que serão transformadores para a infraestrutura e a mobilidade no estado de São Paulo”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.
Os estudos para os três projetos estão sendo produzidos pela International Finance Corporation (IFC), instituição do Banco Mundial voltada ao setor privado em mercados emergentes. Todos os levantamentos estão em fase de análise da pré-viabilidade.
Segundo o governo, após essa etapa, haverá a estruturação dos projetos, com pesquisas mais robustas para definir a modelagem ideal para cada proposta.
No âmbito de rodovias, a gestão Tarcísio avalia a estruturação de trechos atualmente concedidos e outros sob administração do Departamento de Estradas de Rodagem do (DER) no interior, litoral e Grande São Paulo. A previsão é atrair investimentos em torno de R$ 32,3 bilhões.
Já a proposta de transporte sobre trilhos envolve concessão de linhas e a criação de parcerias público-privadas (PPPs) para a expansão de ramais ferroviários. A avaliação abrange as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e a futura 14-Ônix da CPTM. A previsão de aportes é de até R$ 11 bilhões.
A proposta de PPP para a implementação do Trem Intercidades Eixo Oeste, que vai ligar a Capital a Sorocaba, deverá receber recursos da ordem de R$ 9 bilhões.
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