top of page
Foto do escritorCanalNBS

Suposto mandante dos atos antidemocráticos é preso no Rio de Janeiro

Diego Ventura, de 38 anos, era uma das lideranças do acampamento montado em frente ao QG do Exército, em Brasília

CANAL NBS

RIO DE JANEIRO – Um homem identificado como Diego Ventura foi preso na quinta-feira 20/7, pela Polícia Federal suspeito de ser um dos mandantes dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília (DF). A prisão ocorreu em Campos dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio de Janeiro. A Polícia Federal não deu mais detalhes sobre o caso.



Diego Ventura, de 38 anos, era uma das lideranças do acampamento montado em frente ao QG do Exército, em Brasília, após Bolsonaro ser derrotado nas eleições de 2022. Além disso, Ventura era conhecido entre militantes de direita radicais como ‘Diego da Direita Limpa Campos’, movimento bolsonarista de Campos dos Goytacazes (RJ).

A prisão acontece no âmbito da Operação Lesa Pátria, que investiga golpistas – incluindo financiadores – que participaram de ataques terroristas do começo do ano, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados.


Mandados de prisão

Até o fim do mês passado, a Lesa Pátria, que tem caráter permanente, tinha cumprido 68 mandados de prisão, 206 de busca e apreensão e instaurado 17 inquéritos.

Segundo a PF, os fatos investigados pela operação constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A PF disponibiliza o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br para receber informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos antidemocráticos.

*Com informações da Agência Estado



Comments


bottom of page