Vítima é menina de 6 anos que sofreu agressões verbais e físicas de outras 2 crianças; após episódio, aluna foi transferida a pedido da mãe
CANAL NBS
São Paulo – O diretor de uma escola estadual do Cambuci, região central de São Paulo, perdeu o cargo após ser denunciado por omissão em um caso de racismo contra uma aluna. A decisão foi confirmada pela Secretaria de Estado da Educação.
A vítima de racismo é uma menina de 6 anos, que contou à família ter sido agredida e ofendida, inclusive com termos racistas, dentro da Escola Estadual Adelina Issa Ashcar. O episódio ocorreu no dia 2 de maio.
Segundo o relato da vítima, outras duas crianças da mesma idade a agrediram nos olhos, no quadril e na virilha. Para a família, os funcionários da escola não acolheram a menina devidamente, assim como não se empenharam na apuração do caso.
A mãe da menina foi até a escola para mostrar os hematomas da filha, mas ouviu do diretor que não era possível afirmar que as agressões teriam acontecido na unidade.
Após o episódio, a mãe pediu a transferência da criança, que já está matriculada em outra escola. Segundo a Secretaria de Educação, “foi garantido o acolhimento no ambiente escolar, com apoio do Programa de Melhoria da Convivência Conviva-SP”.
Apuração preliminar da Secretaria da Educação já havia resultado no afastamento do diretor, que agora foi definitivamente desligado do cargo. Em nota, o órgão lamentou o ocorrido e informou que decidiu “pela cessação da designação do diretor em 26/05/2023”. Disse, ainda, que a proposta de instauração de Processo Administrativo Disciplinar está em andamento.
POR METRÓPOLIS
Comments