Com o projeto APSE, Estância é a 1ª cidade do grande ABC com equipe dedicada às vulnerabilidades de alunos e responsáveis
CANAL NBS O Apoio Psicossocial Escolar, APSE, projeto da Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires (Secult), que busca atender possíveis vulnerabilidades de alunos da rede municipal, fortaleceu o atendimento humanizado nas escolas e promoveu, ao longo de 2022, mais de 200 visitas domiciliares, encontros formativos de sensibilização e encaminhamentos para saúde mental em casos específicos. Com isso, o APSE contribuiu para a redução da evasão escolar e estimulou o bem-estar e preservação da integridade da criança.
Formado por psicólogos, assistentes sociais e mais de 18 estagiários, o APSE também promoveu trocas de experiências com o Serviço Social, um espetáculo de teatro sobre o bullying que percorreu todas as 33 unidades de ensino e, junto à Orientação Especializada da educação, o projeto “Acolher Quem Cuida”, que proporcionou escuta acolhedora a cerca de 50 responsáveis de alunos da rede municipal.
“Ao olhar para trás e analisar tudo o que realizamos em 2022, o sentimento de toda a equipe do APSE é de gratidão, sobretudo pela confiança dos gestores de nossa rede e das famílias que atendemos. E já estamos trabalhando para que em 2023 a gente possa solidificar esse que tem sido um serviço tão importante para nossa comunidade escolar”, detalhou a Diretora de Apoio Psicossocial, Alana Araujo Lima.
Redução da evasão escolar em 2022
Além das ações do APSE, a Secult reforçou buscas ativas de alunos evadidos e registrou, em 2022, que 99% dos alunos matriculados na rede municipal estavam frequentando a sala de aula. POR CANAL NBS
Komentáře