top of page
Foto do escritorCanalNBS

Video: "Sapozilla": anfíbio gigante que pode ser o maior sapo do mundo é encontrado na Austrália

Atualizado: 22 de jan. de 2023

Criatura gigantesca pesando quase 3 kg foi avistada por guardas florestais no Conway National Park. O animal foi sacrificado devido ao seu "impacto ecológico"

CANAL NBS



Guardas-florestais australianos acreditam ter encontrado, no meio de uma floresta tropical, um sapo gigante capaz de quebrar recordes.

Apelidado de "Toadzilla", ou "Sapozilla" em português – uma referência ao monstro gigante fictício Godzilla –, o sapo-cururu (Rhinella marina), uma espécie invasora que representa uma ameaça ao ecossistema da Austrália, foi flagrado por um guarda florestal durante uma patrulha no Conway National Park, no estado de Queensland, em 12 de janeiro, informa a 9news da Austrália. Os profissionais pegaram o animal e o levaram à sede administrativa do parque, onde descobriram que ele pesava 2,7 kg. O Guinness World Records lista o maior sapo do mundo com 2,65 kg, um recorde de 1991 estabelecido por um animal de estimação sueco.


O guarda florestal sênior Barry Nolan disse à Reuters que o animal foi sacrificado devido ao seu “impacto ecológico” – o destino usual dos sapos em toda a Austrália.

Os sapos-cururu foram introduzidos na Austrália em 1935 para controlar besouros-da-cana e outras pragas, mas sua população explodiu e, sem predadores naturais, eles se tornaram uma ameaça para as espécies australianas, disse Nolan.


“Um sapo-cururu fêmea como potencialmente o Toadzilla colocaria até 35.000 ovos. Portanto, sua capacidade de reprodução é impressionante. E todas as partes do ciclo reprodutivo do sapo-cururu são venenosas para as espécies nativas australianas, então a prevenção é uma grande parte de como precisamos gerenciá-las”, disse ele.

O corpo de Toadzilla foi doado ao Museu de Queensland para pesquisa.



Comments


bottom of page