top of page
Foto do escritorCanalNBS

Quem Ama, Castra!

Mas por que castrar seu animal é um ato de amor?

© Foto Divulgação - Por: Protetora Silmara Mourão - Canal NBS


A população de cães e gatos cresce dia após dia. Porém, nem todos aqueles que nascem conseguem ter um dono ou um bom lar. São os chamados cães e gatos de rua. Sabe qual o destino destes pobres animais? O sofrimento!

Não há lugar para abrigar tantos cães e gatos abandonados nas ruas.

Não seria mais humano e racional evitarmos o nascimento de tantos animais?

Ninhadas são abandonadas no meio da rua e aqueles que sobrevivem geram mais e mais animais que terão um destino incerto e cruel.

Muitos permitem que seus animais andem soltos nas ruas dando as suas famosas “voltinhas” e não têm controle sobre os acasalamentos gerando a gestação indesejada, ninhadas abandonadas e mais e mais cães e gatos nas ruas.

Assim, para muitos casos a esterilização (castração), principalmente das fêmeas, é a melhor solução!!!

Existem vários mitos sobre a castração e sobre o que acontece com os animais que passam por esse procedimento. Vamos falar e esclarecer alguns deles?

Vamos la...

O animal que castra, engorda mais?

Mito! Cães e gatos devem manter uma alimentação adequada e atividades físicas regulares sendo castrados ou não. O pet engorda quando a ingestão de alimentos e calorias é maior que o gasto calórico.

Meu pet vai sofrer na cirurgia?

Mito! Muitas pessoas ainda acreditam que os animais não recebem anestesia e analgesia adequadas. Isso é mito, pois para passar pelo procedimento cirúrgico, o animal precisa estar em plano anestésico adequado, ou seja, estar dormindo profundamente. Resumindo, ele não sente nada e nem se lembra do que aconteceu.

Se castrar, meu pet vai ficar triste e quieto?

Mito! Isso está relacionado à personalidade do animal. Animais com muita energia continuarão assim. Apenas as fugas para buscar cadelas e gatas no cio e brigas constantes serão comportamentos modificados. Vale lembrar que o estimulo à brincadeiras e passeios deve sempre ser reforçado pelo tutor.

Meu cão vai sofrer por não poder cruzar?

Mito! Após a cirurgia, o cão não estará ciente de nada do que aconteceu. Útero, ovários, tubas uterinas, testículos são extraídos na cirurgia de castração, ou seja, o animal não estará mais sujeito a efeitos hormonais e os instintos de procriação não existirão mais, fazendo com que eles vivam com mais tranquilidade e sem ficar marcando território (urinando na casa toda).

Minha cadela precisa ter pelo menos uma cria antes de castrar?

Mito! O ideal é castrar antes do primeiro cio (no 5º ou 6º mês de vida) para evitar problemas futuros.

A castração evita gravidez psicológica?

Verdade! As fêmeas castradas não passarão por esse inconveniente que as fazem até mesmo produzir leite, apresentar dor nas mamas e a chegarem a ter contrações.

A castração reduz riscos de problemas de saúde?

Verdade! O risco dos animais desenvolverem certos tumores em idade avançada é bastante reduzido com a castração. A castração evita a ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis (TVT), doenças endocrinológicas (hormonais), infecções de útero (Piometra), nódulos em testículos (tumor), nódulos em próstata (tumor), nódulos mamários (tumores nas tetinhas) e consequências de metástase pulmonar e em outros órgãos levando o animal ao sofrimento extremo e ao óbito.


A castração é um ato de amor e só traz benefícios ao seu animal. Castrar é bom porque diminui a chance de doenças, evita fugas, diminui comportamentos ruins, evita a procriação desordenada, a superpopulação, a marcação de território, brigas, o abandono e até prolonga a vida do seu filho de 4 patas!

Então? Bora castrar seu filho???

Você pode castra-lo em qualquer Clinica Veterinária Particular de sua confiança ou se inscrever no programa de controle populacional através de mutirões realizados pelo seu município.

Em Mauá temos a UPAAnimal pela Prefeitura

Para fazer o cadastro compareça pessoalmente munido da cópia do seu RG e do comprovante de endereço em seu nome e originais na Rua Almirante Tamandaré 191, Vila Bocaina. De Segunda a Sexta das 10h às 15h.

Obs: Lembrando que alguns animais de raça não podem ser submetidos à sedação injetável. Informe-se sobre no ato da consulta!



Comments


bottom of page