top of page
Foto do escritorCanalNBS

Projeto de preservação de abelhas nativas de Ribeirão Pires vai receber mais 40 colmeias

Iniciativa será destaque na TV Globo, no mês de março

CANAL NBS O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, anunciou a ampliação do projeto Condomel, que tem como objetivo preservar e reproduzir espécies de abelhas nativas e sem ferrão da mata atlântica. Serão adquiridas mais 40 colmeias para serem instalada em diversos pontos da cidade. Hoje, a inciativa já pode ser conferida em quatro locais: Paço Municipal, Câmara Municipal, Sejel Quarta Divisão e Pomar Urbano da Santa Luzia.


“Essa iniciativa está tudo dentro da Agenda 2030 da ONU. Vamos ampliar isso e criar ainda mais pontos pela cidade para criar os nossos jardins de mel”, comentou Guto.


O condomínio de abelhas como é chamado, contempla insetos nativos da fauna local e que não possuem ferrão. As espécies trabalhadas pelo projeto são: Jataí, Jataí-da-Terra, Mandaçaia, Mirim-Guaçu e Mirim-Droryana. No projeto Condomel, as abelhas vivem em casas que suprem todas as necessidades para a montagem de suas colmeias. Nestes locais, criam as suas sociedades, se desenvolvem e ajudam na polinização da fauna da Mata Atlântica.


“Estima-se que existam mais de 20 mil espécies de abelhas espalhadas pelo mundo, e dentro desse grupo existem as abelhas sociais nativas sem ferrão, que englobam aproximadamente 420 espécies no planeta, sendo que aproximadamente 350 delas são encontradas no Brasil”, explica o coordenador do projeto, João Paulo Cerezoli.


Abelhas sem ferrão - De modo geral, vivem em ninhos organizados com três castas: a rainha, as operárias e os zangões. Os ninhos dessas abelhas sociais podem ser encontrados nos ocos de troncos de árvores, no chão ou muros. Alimentam-se de néctar e pólen que trazem das flores, ao mesmo tempo que fazem o importante trabalho de polinização.

Destaque - o pioneirismo do projeto desenvolvido em Ribeirão Pires vem ganhando repercussão no Estado de São Paulo. Nesta terça-feira, dia 14, por exemplo, uma equipe de reportagem da TV Globo esteve na Estância para registrar esse trabalho. A matéria está prevista para ser veiculada no mês de março, no programa Antena Paulista. POR CANAL NBS


Comments


bottom of page