Quatro presidentes foram reeleitos e dois vices assumirá a cadeira
REDAÇÃO NBS
Os advogados do ABC que participaram da eleição desta quinta-feira (21/11) para definir as diretorias das subseções, das seccionais e da nacional para o triênio 2025-2027 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reelegeram os presidentes em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema. Nas subseções de Mauá e Ribeirão Pires, que abrange Rio Grande da Serra, a escolha também remete à continuidade das gestões, na medida em que os atuais vice-presidentes foram eleitos para assumir o comando em janeiro.
Além do fato de este ser o primeiro pleito online em todo o Estado, o ABC alcançou um feito raro em eleições, ao registrar 100% dos votos válidos na subseção Ribeirão/Rio Grande.
A 39ª subseção de São Bernardo continuará com Luiz Ricardo Bertanha, reeleito com 2.272 votos (52,79% dos válidos) como cabeça da chapa 2, a “OAB Conectada”, que tem Adriana da Silva Preti como vice-presidente, Munich Rabuscky Davanzo na secretaria geral, Humberto Geronimo Rocha como secretário adjunto e Thiago Trindade Abreu da Silva Menegaldo como tesoureiro.
A segunda colocada foi a chapa “Coragem para Seguir em Frente”, liderada pela ex-vice-presidente Andrea Castro Alves, que recebeu 1.646 votos (38,24%). Foram 292 brancos e 469 nulos.
Mais continuidade
Assim como em São Bernardo, os advogados de Santo André decidiram pela continuidade no comando da 38ª subseção da OAB, de modo que o atual presidente, Leonardo Dominiquelli, foi reeleito com 2.491 votos (64,60% dos válidos) à frente da chapa 1, a “Advocacia Mais Unida”. A futura diretoria terá, ainda, Miriam Salete Bazote (vice-presidente), Selma Denize Lima Tonelotto (secretária-geral), José Geraldo da Cunha (secretário adjunto) e Reinaldo Gonçalves (tesoureiro). A chapa 2, a “Resgata OAB”, liderada pelo ex-presidente Roberto Pereira Gonçalves, recebeu 1.365 votos (36,40%), enquanto os brancos somaram 356 e os nulos, 585.
“Agradeço imensamente a participação de todos nesse processo. Estou muito feliz, disposto e pronto para dar continuidade ao nosso trabalho. O resultado demonstrou que estamos no caminho certo e agora queremos fazer mais. A nossa missão é continuar a trabalhar e apoiar os advogados e advogadas e honrar a confiança em nós depositada nesta eleição para seguir como uma OAB mais unida, forte e acolhedora”, diz Dominiquelli.
O atual presidente João Paulo Borges Chagas foi confirmado para comandar a subseção de São Caetano (a 40ª) com os votos de 1.716 (88% dos válidos) – foram 134 brancos e 231 nulos. A composição da chapa liderada pelo candidato reeleito, a “OAB para Todos”, tem mudanças em relação à diretoria que encerra o mandato no dia 31 de dezembro. A atual tesoureira, Elisabete da Silva Montesano, será a vice, enquanto Francisco Verrone ocupará o cargo de secretário-geral, Mariane Fernandes de Jesus será secretária-adjunta e João Paulo Agostini Tavares Soares foi eleito como tesoureiro.
Nova sede
A futura diretoria já traçou como prioridade a conclusão da sede própria, cuja obra é custeada pela OAB São Paulo e permitirá à entidade de São Caetano economizar com o pagamento de aluguel. “A gente tem uma previsão de entregar a nova sede no segundo semestre do ano que vem, se tudo correr bem. Teremos ótima estrutura, com estacionamento, que a gente não tem, com mais de 20 vagas e auditório para 150 pessoas. Vai ser uma sede projetada para os tempos atuais e as necessidades atuais da advocacia”, comenta João Paulo.
O atual presidente da subseção da OAB de Diadema (62ª), Renato Moreira Figueiredo, foi eleito para mais três anos de mandato, com 678 votos (60,86% dos válidos) à frente da chapa “OAB Viva e Forte”, e terá como vice Daniela Reysla Ribeiro de Souza. Elton Carlos de Oliveira Cândido será o secretário-geral, Lucio Marques Ferreira ocupará o cargo de secretário adjunto e Flávia Alves de Jesus Ferreira a tesoureira. Atual tesoureiro, André Barros de Moraes, encabeçou a chapa “OAB por Todos”, que recebeu o apoio de 436 advogados (39,14%). Foram 62 brancos e 81 nulos.
“Fomos reeleitos com uma votação expressiva, com uma diferença de votos muito grande em relação ao nosso adversário. Isso demonstra que o trabalho feito nessa gestão foi aprovado, e agora nós vamos unir a advocacia, para continuar o trabalho por uma OAB viva e muito forte, com a capacitação da jovem advocacia e o acolhimento de todos os advogados. A advocacia só tem a ganhar e não será decepcionada”, disse Renato Moreira.
Mulher na presidência
Atual vice-presidente da OAB Mauá (81ª subseção), Ádrima Galvano foi eleita para ocupar a presidência pelos próximos três anos, com 528 votos (59,73% dos válidos) à frente da chapa 1, “OAB para Você”, e terá na diretoria Juliano José Pio (vice-presidente), Andréia Bispo Damasceno (secretária-geral), Vivian da Silva Brito (secretaria adjunta) e Leandro José Teixeira (tesoureiro). A chapa de oposição, “OAB para Todos”, liderada pela candidata Fernanda Massagardi Rodrigues Simões, recebeu 356 votos (40,27%). Foram registrados 31 votos em branco e 60 nulos.
Vice-presidente da atual diretoria, Nilton Cesar da Costa foi eleito para comandar a 130ª subseção, que engloba Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, com 425 votos, ou 100% dos válidos, um feito raro em disputas eleitorais. A chapa liderada pelo futuro mandatário, a “Juntos pela Ordem”, tem como vice Paula Gomes de Carvalho, Carla Renata de Souza como secretária-geral, Thiago Henrique de Assis Mondoni como secretário-adjunto e Alessandra Braga Miranda Zanela como tesoureira.
“Acho que a eleição deste ano marcou um novo tempo, por ter sido uma eleição 100% online, e nosso grupo optou pela continuidade, mantendo nossos planos para a próxima gestão, que incluem reforma e ampliação da Casa da Advocacia, modernização, com espaço de coworking e uma melhor estrutura para os advogados. E ter uma OAB mais participativa e inclusiva. Estou muito feliz, porque isso representa o ápice da minha carreira como gestor, considerando que já ocupei todos os cargos da direção. Agora vou entrar como presidente e espero que a gente faça uma gestão transparente e bem humanizada”, diz Nilton Cesar.
São Paulo
Leonardo Sica foi eleito presidente da OAB/SP com a vice-presidente eleita Daniela Marchi Magalhães. Representante da chapa 14, Sica conquistou a vitória com 116.858 votos, o que correspondeu a 52,48% dos votos válidos. A atual presidente, Patricia Vanzolini, será conselheira federal.
Por: Repórter Diario
Comments