Incluindo a inflação, os gastos públicos e o orçamento? Durante a posse, Simone Tebet reiterou que os ministérios da Fazenda e do Planejamento conciliarão austeridade com prioridade social
CANAL NBS
O Ministério do Planejamento e Orçamento, liderado por Simone Tebet (MDB), anunciou que o governo atual priorizará austeridade no gerenciamento do orçamento, mas sem descuidar das necessidades sociais. Tebet também enfatizou que a inflação é o principal problema da economia, afetando principalmente os mais pobres, diminuindo o poder de compra e dificultando a criação de empregos. "Vamos ser cuidadosos com os gastos públicos. Mostraremos que somos firmes e austeros, mas também conciliadores. Vamos conciliar as necessidades e prioridades estabelecidas por cada ministério, dentro de suas respectivas responsabilidades, com os recursos disponíveis", disse Tebet.
A fala ocorreu durante a cerimonia que a oficializou no comando da pasta, realizada pela manhã no Palácio do Planalto.
De acordo com a ministra, o “cobertor é curto” e por isso não há margem para desperdícios ou erros. “Definidas as prioridades por cada ministério, caberá ao Ministério do Planejamento, em decisão técnica e política com as demais pastas econômicas e com o presidente Lula, o papel de enquadrá-las dentro das possibilidades orçamentárias”, explicou.
Comments