Carrinho-robô sem motorista ganhou autorização inédita para funcionar comercialmente em área restrita nos Estados Unidos
Por: IGOR VEIGA - Foto Divulgação
O governo da Califórnia, nos Estados Unidos, concedeu à empresa Nuro a primeira licença para implantar veículos autônomos de delivery em vias públicas do Estado.
A autorização inédita nos Estados Unidos permitirá que os veículos sem motorista da empresa operem comercialmente em dois condados próximos á sede da empresa, localizada em Bay Area. A Nuro foi fundada por dois ex-engenheiros do Google, em 2016, e é financiada pela japonesa Softbank.
O serviço deve começar a funcionar já em 2021. Primeiro, com modelos Toyota Prius totalmente autônomos, depois com o Nuro R2, um veículo-robô 100% elétrico desenvolvido pela startup exclusivamente para realizar entregas.
"Em breve, anunciaremos nossa primeira implantação na Califórnia com um parceiro estabelecido. O serviço começará com nossa frota de veículos Prius em modo totalmente autônomo, seguido por nossos veículos R2 elétricos personalizados", celebrou David Estrada, diretor jurídico e de políticas legais da Nuro no blog oficial da empresa.
Como funciona o Nuro R2
Os Nuro R2 já estavam rodando em testes em três Estados dos EUA desde outubro. O carrinho autônomo tem velocidade limitada a 40 km/h e só poderão operar em boas condições de tempo.
O Nuro R2 se desloca sozinho graças a várias tecnologias, entre elas um sistema de radares, captação de imagens térmicas e um conjunto de câmeras que garante uma visão 360° ao robô, que por dispensar a figura do motorista, é desprovido de volante, pedais ou retrovisores.
O carrinho em formato oval é menor que qualquer veículo à venda nos Estados Unidos. Dentro dele há vários compartimentos para abrigar as encomendas, dois deles com temperatura controlável.
Ao chegar ao endereço da entrega, o destinatário precisa digitar um código para que o compartimento do veículo com a entrega correspondente se abra.
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