Passageiros aprovam ônibus, mas querem menores intervalos
CANAL NBS - POR DIARIO DO TRANSPORTE
Boa receptividade quanto à frota, mas pedidos para redução de intervalos.
Foram estas as principais impressões dos passageiros na primeira manhã de operação da empresa NEXT Mobilidade que passou a atender neste domingo, 20 de fevereiro de 2022, as linhas que eram prestadas pela EAOSA (Empresa Auto Ônibus Santo André) e Viação Ribeirão Pires no ABC Paulista.
A NEXT Mobilidade tem gradativamente assumido as linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) no ABC, no âmbito da reformulação dos transportes metropolitanos na região que inclui também a construção de um BRT (Bus Rapid Transit) – sistema de ônibus elétricos em corredores entre São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e os terminais Tamanduateí e Sacomã, na capital; além da modernização do Corredor ABD, de ônibus e trólebus, entre São Mateus e Jabaquara e entre Diadema e Brooklin.
A EAOSA e a Ribeirão Pires eram as empresas com piores avaliações dos passageiros de acordo com o IQT (Índice de Qualidade do Transporte) da EMTU.
A reportagem do Diário do Transporte ficou entre 7h20 e 9h00 na parada próxima ao número 801 da Rua Coronel Alfredo Fláquer (parte alta da Perimetral), na cidade de Santo André, no sentido centro.
A maior parte dos ônibus observada tinha ar-condicionado, vidros colados e tomadas USB para carregamento de celulares. Os veículos fazem parte de lotes de frotas compradas zero quilômetro pela empresa. (Veja abaixo as imagens)
Entretanto, a maior parte também era do tipo midi (micrão), mas por ser domingo, não havia lotação.
Os horários observados neste período estavam de acordo com o aplicativo da EMTU.
A enfermeira Tamires Rosa, que desceu na parada, veio de Mauá na linha 160 – Mauá (Jardim Adelina)/ São Paulo (Terminal Sacomã)
“Percebi sim que o ônibus está melhor, nunca vi ar-condicionado nessa linha. Mas ela demora muito, precisa melhorar. Ela passa perto de casa e para perto de onde eu trabalho, só que às vezes eu tenho de pegar um ônibus de lá de Mauá, ir de trem e andar muito a pé porque o intervalo não vale a pena” – disse
O balconista Júlio Medeiros também percebeu a mudança de frota, mas se queixou dos intervalos da linha. Ele desceu do mesmo ônibus.
“Nem se compara com aquelas porcarias que a EAOSA punha, mais quebrava que andava. Mas tem de melhorar estes intervalos” – declarou.
Ao todo, a NEXT Mobilidade assumiu neste domingo 14 linhas e já opera 78 das 97 linhas metropolitanas no ABC. Além da NEXT Mobilidade, ainda operam duas empresas, a Rigras-Suzantur e a Tucuruvi-Vipe, mas de acordo com o decreto de março de 2021 do governador João Doria sobre a reformulação dos transportes, estas empresas têm até o fim de março deste ano de 2022 para deixarem o sistema e a NEXT Mobilidade passar a operar suas linhas também.
VEJA O QUE MUDA E O QUE NÃO MUDA PARA O PASSAGEIRO:
As linhas são:
EAOSA
158 Mauá (Jardim Zaíra)/ São Paulo (Terminal Sacomã)
158BI1 Mauá (Jardim Zaíra)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)
160 Mauá (Jardim Adelina)/ São Paulo (Terminal Sacomã)
160EX1 Mauá (Jardim Itapeva)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)
382 Mauá (Bairro Feital)/ São Caetano do Sul ( Bairro Santo Antônio)
382EX1 Mauá (Jardim Itapeva)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)
403 Mauá (Vila Nova Mauá)/ São Caetano do Sul (Santo Antônio)
RIBEIRÃO PIRES:
040 Santo André (Paranapiacaba)/ Santo André (Terminal Urbano de Prefeito Saladino)
040EX1 Santo André (Parque Andreense)/Santo André (Terminal Urbano de Prefeito Saladino)
063 Ribeirão Pires (Ouro Fino Paulista)/ São Paulo (Terminal Sacomã)
063EX1 Rio Grande da Serra (Santa Tereza)/ São Paulo (Terminal Sacomã)
064 Mauá (Jardim Guapituba)/ São Caetano do Sul (Bairro Santo Antônio)
177 Ribeirão Pires (Terminal Rodoviário de Ribeirão Pires)/Santo André (Terminal Metropolitano Santo André-Leste)
424 Rio Grande da Serra (Centro)/ Santo André (Paranapiacaba)
As linhas mudam de trajeto?
Não, os itinerários continuam os mesmos.
As linhas mudam de numeração?
Não, a numeração das linhas e a descrição nos letreiros permanecem as mesmas.
As tarifas mudam?
Não, as tarifas não sofrem alterações e o pagamento é da mesma forma: cartão do transporte (atualmente o BOM) ou dinheiro
Quais as empresas que saem?
EAOSA (Empresa Auto Ônibus Santo André) e Viação Ribeirão Pires.
Os ônibus mudam?
Sim. Serão colocados ônibus mais novos, inclusive modelos com ar-condicionado, tomadas USB para carregar celulares, vidros colados e acessibilidade. Não será aproveitado nenhum ônibus das duas empresas.
As pinturas mudam?
Não
Os prefixos dos ônibus mudam?
Sim, passarão a ser iniciados com a numeração 8X.XXX
O que é NEXT Mobilidade?
A NEXT Mobilidade é a marca da ABC Sistema, uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) criada para a reformulação do sistema de transportes metropolitanos (linhas intermunicipais da EMTU) no ABC Paulista determinada pelos decretos 65.574 e 65.575 do Governo do Estado de São Paulo. Esta reformulação inclui: – Construção de um BRT (Bus Rapid Transit) – corredor de ônibus rápidos elétricos entre São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo (Terminais Tamanduateí e Sacomã); – Reforma e modernização do Corredor ABD (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin) de ônibus e trólebus; modernização e reorganização das 97 linhas que integravam a extinta Área 5 da EMTU (correspondente ao ABC Paulista), com a modernização de frota e adequações em itinerários e horários.
Até o momento, ocorreram as seguintes mudanças:
– 19 de março de 2021: governador João Doria publica em Diário Oficial os decretos 65.574 e 65.575, que prorrogaram até 2046 o contrato da Metra pela operação do Corredor ABD, por R$ 22,6 bilhões, com as condicionantes de modernizar o corredor, construir um BRT (Bus Rapid Transit) elétrico entre o ABC e a capital e assumir as 97 linhas remanescentes da EMTU, referentes à Área 5 que foi extinta pelos mesmos decretos.
– 15 de maio de 2021: passaram a ser operadas pelo grupo empresarial da NEXT Mobilidade as linhas que eram prestadas pela MobiBrasil Diadema, que saiu do sistema da EMTU
– 21 de agosto de 2021: formalizado pelo Governo do Estado de São Paulo o cadastro da ABC Sistema de Transporte (NEXT Mobilidade) para operação definitiva na região metropolitana de São Paulo, após publicação em Diário Oficial
– 25 de setembro de 2021: a NEXT Mobilidade passa operar as linhas do sistema EMTU que eram prestadas até então pela Trans-Bus Transportes Coletivos Ltda e TCPN (Transportes Coletivos Parque das Nações Ltda).
– 15 de outubro de 2021: A NEXT Mobilidade (ABC Sistema) passa a operar as linhas que eram servidas pela Expresso SBC (Expressinho) entre São Bernardo do Campo e Diadema, gerenciadas pela EMTU
– 15 de janeiro de 2022: A NEXT Mobilidade (ABC Sistema) passa a operar o sistema que era de atendimento do Grupo Baltazar: Urbana, Viação São Camilo, Viação Riacho Grande, Viação Imigrantes e Viação Triângulo.
– 20 de fevereiro de 2022: A NEXT Mobilidade (ABC Sistema) passa a operar o sistema que era de atendimento da EAOSA e Ribeirão Pires
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