top of page
Foto do escritorCanalNBS

Morre o Rei Pelé, aos 82 anos o maior jogador da história do futebol

Atualizado: 31 de dez. de 2022

Ex-atacante do Santos e da Seleção Brasileira faleceu nesta quinta (29/12); o Rei estava há meses lutando contra um câncer de cólon


CANAL NBS

O esporte brasileiro e mundial vive um dos dias mais tristes em sua história. Morreu, aos 82 anos, o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nesta quinta (29/12).

O Rei estava internado desde o dia 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após apresentar um quadro de anasarca (inchaço generalizado) e insuficiência cardíaca descompensada.

Ele deixa um rico legado para os amantes do futebol, com uma carreira com mais de mil gols marcados.


Carreira


O Rei defendeu apenas dois clubes em toda a sua carreira no futebol: Santos e Cosmos FC. Mas o maior jogador de futebol de todos os tempos vestiu a camisa do time paulista em grande parte de sua história. Além, é claro, da Seleção Brasileira.

Com o Santos, o Rei conquistou inúmeros títulos, como o bi da Libertadores da América, Campeonato Paulista e Mundial Interclubes em duas oportunidades. Com a Seleção, Pelé foi tricampeão mundial (1958, 1962 e 1970).

Ao todo, o Rei marcou 1.283 gols em sua carreira e é o maior artilheiro da história do futebol mundial.


Extracampo

Assim como grandes craques brasileiros, o Rei teve uma vida badalada fora dos gramados. De namoro com a apresentadora Xuxa Meneghel a garoto propaganda de várias marcas, enquanto jogava, Pelé sempre chamou a atenção dos holofotes além das quatro linhas.

O Rei também se arriscava em outras áreas, como música e cinema. Pelé participou da vários filmes e até foi protagonista em algumas obras.


ATUALIZAÇÃO

O Rei do Futebol, Pelé, morreu por causa de insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon, conforme a certidão de óbito. O documento foi divulgado nesta 6ª feira (30.dez) pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).


O ex-jogador faleceu às 15h27 desta 5ª feira (29.dez), no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, onde estava internado desde 29 de novembro. O velório será realizado, na próxima semana, no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP). Já o sepultamento, que será reservado aos familiares, ocorrerá no cemitério Memorial Necrópole Ecumênica, na cidade do litoral paulista.


Segundo a Arpen-Brasil, "ao contrário das polêmicas de sua certidão de nascimento, onde o nome do Rei aparece grafado com a letra i - Edison - a certidão de óbito traz o nome pelo qual se tornou mundialmente conhecido - Edson Arantes do Nascimento". O registro da morte foi lavrado, na manhã desta 6ª, pelo 30º Registro Civil e Tabelionato de Notas do Ibirapuera, na capital paulista.


"É com tristeza que o mundo recebeu a notícia [do falecimento] e com mais tristeza que cumpro minha função registral", afirmou Rodrigo Dinamarco, registrador civil responsável por lavar o óbito. Em suas palavras ainda, "é inevitável a emoção em lavrar o óbito do homem que representa nosso herói eterno".



5 visualizações

Comments


bottom of page