top of page
Foto do escritorCanalNBS

Kyle Rittenhouse, foi absolvido pelo júri nos EUA, ele matou duas pessoas em ato antirracista

O jovem de 17 anos era acusado de cinco crimes e foi absolvido de todas as acusações na tarde desta sexta-feira (19/11)

CANAL NBS - POR: METRÓPOLIS


O ex-cadete de polícia Kyle Rittenhouse, jovem branco de 18 anos acusado de matar duas pessoas e ferir uma durante um protesto antirracista em agosto deste ano, foi absolvido de todas as acusações, na tarde desta sexta-feira (19/11), em Kenosha, cidade do estado de Winsconsin (EUA).


Rittenhouse era acusado de cinco crimes: homicídio doloso, homicídio culposo, tentativa de homicídio e duas acusações de colocar a segurança de terceiros em risco.


O jovem alegou que agiu em legítima defesa e chorou durante seu testemunho no júri. A acusação, entretanto, mostrou que Rittenhouse atuou de maneira criminosa e imprudente.

Os pais de Anthony Huber, um dos assassinados, disseram em um comunicado que estavam “com o coração partido” com o veredito. Eles também declararam que a absolvição “envia uma mensagem inaceitável de que civis armados podem incitar a violência matar pessoas”.

De acordo com a nota, eles não participaram do julgamento por não suporem “sentar em um tribunal e assistir repetidamente a vídeos do assassinato de nosso filho”. Além disso, eles alegaram que foram submetidos “a muitos comentários ofensivos e desagradáveis no ano passado. Mas observamos o julgamento de perto”.

Protestos antirracista

Inúmeros protestos foram feitos nos Estados Unidos após o caso de violência policial contra Jacob Blake, um homem negro que foi baleado sete vezes por um policial branco na frente dos filhos no dia 23 de agosto de 2021.

No terceiro dia seguido de protesto, manifestantes desobedeceram o toque de recolher imposto pelas autoridades e entraram em confronto com a polícia no centro de Kenosha. Populares ainda atiraram pedras, garrafas e fogos de artifício contra os policiais, que responderam utilizando gás lacrimogêneo e balas de borracha


Kyle Rittenhouse se juntou a uma milícia armada, portando uma AR-15. O grupo era formado majoritariamente por pessoas brancas, contra as manifestações antirracistas que ocorriam por todos os Estados Unidos no ano passado.

Rittenhouse, que tinha 17 anos na época do crime, alegou que atirou contra três pessoas, matando duas e deixando uma ferida, porque foi “cercado”.

O julgamento do ex-cadete começou no dia 1º de novembro deste ano e o júri popular fez as primeiras deliberações no dia 15 de novembro.






Comments


bottom of page