top of page

Hugo Motta eleito presidente da Câmara com 444 votos

Deputado assume o lugar de Arthur Lira e promete mudanças na condução da Casa

REDAÇÃO NBS


Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito neste sábado (1°) como o novo presidente da Câmara dos Deputados, recebendo 444 votos. Ele assume o cargo pelos próximos dois anos, substituindo Arthur Lira (PP-AL), que comandou a Casa por quatro anos e apoiou sua candidatura.

A eleição foi resultado de acordos firmados desde outubro do ano passado. Motta recebeu apoio de quase todos os partidos, com exceção do PSOL e do Novo, que lançaram seus próprios candidatos. O bloco que o apoiou inclui Republicanos, MDB, PT, PSD, União, Podemos, PP, PL, PDT, PSDB-Cidadania, Avante, PSB, Solidariedade e PRD.




Nos dias que antecederam a votação, Motta participou de encontros com bancadas estaduais e líderes políticos de diferentes partidos, incluindo o PT. Também esteve em eventos em Brasília na véspera da eleição.


No discurso antes da votação, ele prometeu dar mais previsibilidade à pauta da Câmara, fortalecer as comissões temáticas e garantir maior diversidade na escolha de relatores. Sua candidatura ganhou força após Marcos Pereira (Republicanos-SP) desistir da disputa e Arthur Lira optar por apoiá-lo, deixando de lado Elmar Nascimento (União-BA), que era apontado como favorito.


A eleição teve como concorrentes Marcel van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que recebeu 22. Além da presidência, também foram eleitos os novos integrantes da Mesa Diretora, conforme acordo entre os partidos aliados.





Comments


LOJINHA NBS.gif
bottom of page