top of page
Foto do escritorCanalNBS

Hip Hop Fest - 50 Anos de Cultura atrai 2 mil pessoas a Ribeirão Pires

Atividade faz parte da programação do mês da Consciência Negra na Estância

Encerramento da noite ficou por conta da apresentação do rapper e compositor Thaíde
Encerramento da noite ficou por conta da apresentação do rapper e compositor Thaíde

CANAL NBS Cerca de 2 mil pessoas participaram, no último domingo (12), Dia Mundial do Hip Hop, do Hip Hop Fest - 50 Anos de Cultura, realizado na Praça Central da Vila do Doce. Expo arte BoomBox, batalha de MC's, expo arte Grafitti, DJ's convidados e pocket shows de rap fizeram parte da atividade realizada pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Nação Hip Hop Brasil e a Associação Paulista Amigos da Arte.

Cerca de 2 mil pessoas marcaram presença no Hip Hop Fest - 50 anos de cultura na Vila do Doce
Cerca de 2 mil pessoas marcaram presença no Hip Hop Fest - 50 anos de cultura na Vila do Doce

"Tive meu primeiro contato com o Hip Hop aos 11 anos. Uns quatro anos depois, comecei a dançar Break e virou amor à primeira vista. O contato com a cultura Hip Hop me ajudou dentro e fora da escola para romper aquela imagem 'marginal' por conta das roupas mais largas e estilo 'largado'. Depois, veio o Boombox, os rádios, e isso fez com que a gente, mesmo com a idade, se mantivesse no Hip Hop", explicou o b-boy Renato Matagnan Memória, o Renatinho, co-idealizador do coletivo BoomBox Brasil que possui integrantes de Belo Horizonte, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.


Final do Torneio de Batalhas entre Stan - Batalha da Neblina (2º lugar) e Mano Zumbi - Batalha da Neblina (1º lugar)

No improviso, o Torneio de Batalhas animou o público durante a tarde e premiou: Du Barraco - Batalha Clandestina (3º lugar), Stan - Batalha da Neblina (2º lugar) e Mano Zumbi - Batalha da Neblina (1º lugar). Já o encerramento da noite ficou por conta da apresentação do rapper e compositor Thaíde e do grupo Haikaiss.


"Quando você ama alguma coisa, você tem que lutar por aquilo; fazer de tudo para ter acesso àquilo e possibilitar que mais pessoas também tenham acesso, principalmente quando a questão envolve educação e cultura como o Hip Hop. Independente dos obstáculos e da discriminação, que muitas vezes impedem o Hip Hop de seguir adiante, temos que continuar lutando para ampliar esses espaços. Se você ama e respeita o Hip Hop, batalhe", comentou o rapper Thaíde, uma das principais atrações do festival.

Apresentação de Street Dance com alunos da EMARP no Hip Hop Fest
Apresentação de Street Dance com alunos da EMARP no Hip Hop Fest

"O Hip Hop tem um papel fundamental e essencial na minha vida, foi um dos grandes responsáveis por injetar autoestima e promover a minha autovalorização ainda na adolescência. Hoje, me sinto privilegiada e realizada por fomentar o Hip Hop em Ribeirão Pires por quase 20 anos, antes como sociedade civil e agora como poder público", completou Elisangela Moura, coordenadora da Casa da Juventude e Artes Urbanas (Cajau).

Consciência Negra - Com intuito de promover a valorização da cultura e ancestralidade, a Prefeitura de Ribeirão Pires promove, no próximo dia 19, a partir das 11h, na Praça Central da Vila do Doce, a 1ª Feira Afro Ribeirão Pires.

A atividade, que conta com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial, terá barracas com gastronomia africana, peças de vestuário e artes para religiões de matrizes africanas, artesanatos indígenas e livros, além de espaço para cabelos e penteados afro (tranças e dreads).

Expo BoomBox Brasil durante o Hip Hop Fest - 50 Anos de Cultura no palco da Vila do Doce
Expo BoomBox Brasil durante o Hip Hop Fest - 50 Anos de Cultura no palco da Vila do Doce

No mesmo dia, a partir das 13h, na Praça Central da Vila do Doce, acontece a abertura da festividade com Povos de Terreiro (13h); apresentação de capoeira com Orquestra de Berimbau, Maculele e roda (14h); Grupo Juntos dá Samba (15h), Fabio Paixão e Amigos (16h); Samba Rock (17h); e encerramento com a Escola de Samba do Grupo Especial de São Paulo Barroca Zona Sul (18h).

Comments


bottom of page