top of page
Foto do escritorCanalNBS

Furacão Idalia toca o solo na Flórida com ventos de mais de 200 km/h

Segundo o NHC, qualquer tempestade que ultrapasse a categoria 3 já é considerada como um grande furacão

CANAL NBS


O furacão Idalia, que havia alcançado a categoria 4, mas enfraqueceu para a categoria 3 enquanto ainda apresentava possíveis impactos "catastróficos", atingiu a Flórida na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, conforme anunciado pelo governador do estado norte-americano, Ron DeSantis.


"Não se arrisquem nem se metam com esse furacão", alertou o governador. Conforme o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), os ventos atingiram a velocidade de 201 km/h na manhã desta quarta-feira e podem aumentar para até 209 km/h.


O furacão Idalia alcançou o sul da Flórida por volta das 07h45 no horário local (08h45 no horário do Brasil), superando a previsão inicial que antecipava sua chegada apenas durante a tarde. Ao atingir o solo, o furacão teve sua categoria reduzida de 4 para 3, em uma escala que vai até 5 para medir a intensidade. Contudo, especialistas asseguram que a força dos ventos permanece inalterada, assim como a previsão do potencial destrutivo do furacão Idalia.


Segundo o NHC, qualquer tempestade que ultrapasse a categoria 3 já é considerada como um grande furacão. Outro ponto de atenção é que o furacão pode causar grandes inundações. No dia 29 de agosto, o governo da Flórida emitiu orientações para os residentes da região oeste do estado evacuarem suas residências. Um número aproximado de 14 milhões de pessoas encontra-se em estado de alerta.


"Este vai ser um furacão potente e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Então, por favor, prestem atenção nas diretrizes das autoridades locais", afirmo ainda de Santis. Em Cuba, várias pessoas foram obrigadas a abandonar suas residências na região oeste do país na segunda-feira, 28 de agosto, devido ao furacão Idalia.


POR MEIONORTE.COM


3 visualizações

Comments


bottom of page