A medida rigorosa entra em vigor em 645 cidades neste sábado (6) até o dia 19; somente serviços essenciais devem abrir,
Por Redação - Canal NBS
A região do ABC (SP) regrediu para a fase vermelha do Plano São Paulo. O Governo do de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (3) que todos os municípios do estado ficarão na fase mais restritiva a partir de sábado (6).
A medida entra em vigor na primeira hora do próximo sábado e deve permanecer até o dia 19 de março. Também foi antecipado para as 20h início do chamado "toque de restrição". Anunciada no final de fevereiro como complementar ao Plano SP, a medida limita a circulação de pessoas nas ruas até as 5h.
A mudança na classificação do estado ocorre para tentar conter o avanço da pandemia no país, após São Paulo bater recorde de mortos por Covid-19 e internados com a doença.
De acordo com o Governo do Estado, as escolas da rede pública estadual, municipal e particulares podem continuar abertas e atendendo alunos. A presença dos estudantes não é obrigatória.
O que muda
A partir de sábado, apenas serviços essenciais poderão funcionar em todo o estado. Medida ficará em vigor por duas semanas;
No período das 20h às 5h, recomendação é para que pessoas evitem circular nas ruas. Serviços que podem funcionar na fase vermelha:
Farmácias
Mercados
Padarias
Açougues
Postos de combustíveis
Lavanderias
Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
Transportadoras, oficinas de veículos
Atividades religiosas
Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria.
Bancos
Pet shops Fases do Plano São Paulo O Plano São Paulo criou cinco fases de reabertura a partir de critérios como a taxa de ocupação de leitos UTI para Covid-19, quantidade de leitos UTI para pacientes com a doença por cada 100 mil habitantes e os números de casos e mortes. A classificação das regiões do estado por cores serve para indicar aos prefeitos destas áreas quais as atividades que podem ser autorizadas.
Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais.
Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições.
Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores.
Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3.
Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
BOLETIM- Gorinchteyn também atualizou o número de casos no Estado:
- 2.068.616 casos confirmados
- 60.381 óbitos
- 7.451 pacientes internados em UTI
- 8.968 pacientes internados em enfermaria
A taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 75,3% e na Grande São Paulo de 76,7%.
Comments