Estudos mostra bons benefícios de conviver com gatos, segundo a ciência
- CanalNBS
- 11 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Donos de felinos já aproveitam seu carinho e afeto, mas também podem dispor de saúde melhor graças a eles

REDAÇÃO NBS
Há milhares de anos, os gatos têm sido nossos companheiros, oferecendo conforto com seus tutores, carinho e uma boa dose de travessuras. Mas quais são, de fato, os impactos de ter um gato em nossa saúde?
Estudos sugerem que a convivência com gatos traz benefícios significativos para a saúde física e mental, embora haja alguns cuidados a se considerar. Uma pesquisa publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health pela Universidade de Groningen, na Holanda, investigou a conexão emocional entre humanos e gatos.

Dos 1,8 mil participantes holandeses, metade considerava os gatos como membros da família, e um terço os via como filhos ou amigos.
Esse vínculo pode ser tão forte que muitos gatos preferem interagir com humanos a brincar ou comer, além de reconhecerem quando são chamados.
Ter um gato está relacionado à diminuição do isolamento social, além de proporcionar uma sensação de propósito aos tutores. No entanto, o tipo de relação que cada pessoa desenvolve com seu gato pode influenciar esses benefícios.
Outro estudo, feito pela Universidade de Lincoln, no Reino Unido, também aponta que relações profundas, incluindo as codependentes, promovem uma conexão emocional ainda mais intensa entre humanos e gatos.
Benefícios para a saúde física e mental, Além de ajudar a combater a depressão, estudos indicam que ter um gato pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, embora essa relação ainda não seja totalmente confirmada. Interagir com felinos também parece beneficiar a saúde intestinal, especialmente em mulheres, e trazer alívio temporário a sintomas de depressão.
Convite para a matéria com Repórter Conradinho:
Kommentare