Valor é de R$ 85 e pode ser quitado por boleto, Pix ou débito em conta
CANAL NBS
Os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 têm até esta 4ª feira (21.jun) para pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 85. A cobrança pode ser quitada por boleto, gerado pela Página do Participante, bem como por Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, o pagamento da taxa deverá ser feito por mais da metade (54%) dos 4,3 milhões de inscrições. Isso porque cerca de 2,1 milhões de estudantes tiveram a isenção aprovada e farão a prova de graça.
O Enem é responsável por avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país e, como de costume, contarão com 90 questões sobre linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, além de uma redação.
A nota do exame é a principal porta de entrada para o ensino superior, permitindo que os candidatos concorram por vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas do governo federal. Entre eles estão o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados individuais do Enem ainda podem ser aproveitados nos processos seletivos de faculdades portuguesas que possuem convênio com o Inep. Segundo o instituto, os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Confira o cronograma completo do exame:
Pagamento da inscrição: 6 a 21 de junho;
Pedido de tratamento pelo nome social: 5 a 16 de junho;
Provas: 5 e 12 de novembro;
Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
Divulgação do resultado: 16 de janeiro.
Comentarios