Eliminações no primeiro dia do Enem se deram por motivos como uso de eletrônicos ou se ausentar antes do horário permitido
3
Mais de 4 mil pessoas foram eliminadas em todo o país no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (5/11). A informação foi repassada em entrevista coletiva do Ministério da Educação (MEC) junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na noite deste domingo.
As eliminações, de acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, se deram por motivos como portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais.
Já 905 participantes foram afetados por problemas logísticos como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou problemas com abastecimento de água.
A abstenção neste primeiro dia de exame, ainda segundo as fonte oficiais, foi de 28,1% dos inscritos. Na edição do ano passado, o resultado foi parecido: 28,1% dos candidatos faltaram ao primeiro dia de prova.
As informações foram repassadas pelo ministro Camilo Santana em entrevista coletiva para balanço do primeiro dia de Enem. O estado com maior índice de abstenção foi o Amazonas, com 44% dos inscritos ausentes, seguido pelo Acre (33,2%), Amapá (31,9%) e Goiás (30,9%).
Primeiro dia de prova
Neste domingo, foram aplicadas duas provas, com 45 questões objetivas cada, além da redação com tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. As provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. Dentro da prova de linguagens, o participante responde também questões de língua estrangeira: inglês ou espanhol.
Os participantes tiveram até cinco horas e trinta minutos para resolver as questões. Os portões dos locais de prova abriram às 12h e fecharam às 13h. As provas começaram às 13h30 e se encerram às 19h, no horário de Brasília.
As provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no próximo domingo, 12 de novembro. A divulgação do gabarito do Enem está prevista para 24 de novembro, com resultados oficiais em 16 de janeiro de 2024.
Perfil
De acordo com o Inep, 61% dos inscritos para o Enem são mulheres (2.411.061 pessoas) e 39% homens (1.522.931 do total). A maior parte dos candidatos já concluiu o ensino médio (48,17%). Logo atrás, vem os que estão cursando o terceiro ano em 2023 (35,61%) e os que estão cursando o ensino médio, mas não concluem em 2023 (15,76%). Há ainda um pequeno grupo que não está nem cursando o ensino médio, nem o concluiu (0,46%).
Comments