Em alguns casos, de forma permanente, Entenda as mudanças da PEC Emergencial
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A provada pelo Senado e prestes a ir à Câmara dos Deputados, a proposta de emenda à Constituição emergencial (PEC Emergencial) prevê a recriação do auxílio emergencial em troca de medidas de ajustes fiscais. Em troca do aumento de gastos públicos, o governoterá de apertar os cintos. Em alguns casos, de forma permanente.
O texto aprovado pelos senadores é resultado da fusão de três PECs enviadas pelo governo federal no fim de 2019: a proposta que reformula o Pacto Federativo, a PEC Emergencial original e a PEC que desvincula o dinheiro de fundos públicos. Por falta de consenso, alguns pontos mais polêmicos ficaram de fora, como a retirada dos pisos constitucionais para gastos em saúde e educação. O fim dos repasses de 28% da arrecadação do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também foi excluído do texto votado. A redução de até 25% dos salários dos servidores com redução proporcional de jornada, o pagamento de abono salarial abaixo do mínimo e a desvinculação de diversos benefícios da inflação, que chegaram a ser discutidos no Senado, não entraram na proposta final. Em troca das medidas de ajuste, o texto autoriza a destinação de R$ 44 bilhões para a recriação do auxílio emergencial, benefício social que atendeu às famílias mais afetadas pela pandemia de covid-19, com créditos extraordinários do Orçamento, que ficam fora do teto de gastos. Uma cláusula de calamidade pública incluída na PEC permitiu que os custos com o novo programa sejam excluídos da regra de ouro (espécie de teto de endividamento público para financiar gastos correntes) e da meta de déficit primário, que neste ano está fixada em R$ 247,1 bilhões. A concessão de uma nova rodada do auxílio emergencial depende de uma medida provisória com as novas regras do benefício. O valor de cada parcela não está definido. Entenda as principais mudanças instituídas pela PEC Emergencial: Auxílio emergencial •Crédito extraordinário de até R$ 44 bilhões fora do teto de gastos •Cláusula de calamidade que permite exclusão de despesas da meta de resultado primário e da regra de ouro. Dispositivo pode ser usado em outras crises Contrapartidas fiscais Gatillhos •Nível federal: todas as vezes em que as despesas obrigatórias sujeitas ao teto de gastos ultrapassarem 95% das despesas totais, ficarão proibidos para os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o Ministério Público: oaumento de salário para o funcionalismo orealização de concursos públicos ocriação de cargos e despesas obrigatórias oconcessão de benefícios e incentivos tributários olançamento de linhas de financiamento orenegociação de dívidas •Nível estadual e municipal: regra dos 95% será facultativa, texto inclui gatilho adicional de medidas de contenção de gastos quando a relação entre as despesas correntes e receitas correntes alcançar 85%, com vigência imediata e dependente de atos do governador ou do prefeito Incentivos fiscais •Até seis meses após promulgação da emenda Constitucional, presidente da República deverá apresentar plano para zerar incentivos fiscais, como subsídios e benefícios tributários. Proposta só inclui apresentação do plano, sem estabelecer obrigação de que mudanças na legislação sejam aprovadas. Não poderão ser extintos: oSimples Nacional oSubsídios à Zona Franca de Manaus oSubsídios a produtos da cesta básica oFinanciamento estudantil para ensino superior Fundos públicos e desvinculação de receitas •Desvinculação do dinheiro de fundos públicos: superávit financeiro dos fundos deverá amortizar dívida pública da União, dos estados e dos municípios. Após as amortizações, recursos poderão ser aplicados livremente, sem atender à finalidade original de cada fundo. •Exceções: alguns fundos federais poderão manter receitas orçamentárias reservadas para eles. oFundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) oFundo Penitenciário Nacional (Funpen) oFundo Nacional Antidrogas (Funad) oFundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) oFundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) oFundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal. •Receitas de interesse da defesa nacional e relacionadas à atuação das Forças Armadas também poderão ser desvinculadas Calamidade pública •Na vigência de calamidade pública, haverá um regime orçamentário excepcional, nos moldes do Orçamento de Guerra em vigor no ano passado. Com regras mais flexíveis, regime também dispensa o cumprimento da regra de ouro e das metas de resultado primário •Decretação do estado de calamidade pública será atribuição exclusiva do Congresso Nacional, que deverá aprovar proposta do Poder Executivo •Proposta do Executivo precisará provar urgência e necessidade dos gastos fora do regime fiscal regular •Gastos extras não podem resultar em despesa obrigatória permanente •Ficam autorizados no estado de calamidade pública: ocontratação simplificada de pessoal, em carátertemporário e emergencial ocontratação de obras, serviços e compras com dispensa de licitação oconcessão ou ampliação de benefício tributário que gere renúncia de receita ocontratação de operações de crédito sem limites ou condições oempresas em débito com a seguridade social poderão assinar contratos com o Poder Público •Superávit financeiro (excedente obtido com a emissão de títulos públicos ou com financiamentos bancários) apurado em31 de dezembrodo ano anterior poderá cobrir gastos com o combate à calamidade pública e o pagamento da dívida pública. •Lei complementar poderá definir outras medidas de exceção fiscal durante a vigência da calamidade pública Inativos e pensionistas •Gastos com inativos e pensionistas serão incluídos no teto de gastos dos Legislativos municipais.Hoje, o teto só inclui salários dos vereadores. Despesa não pode ultrapassar a soma da receita tributária, do Fundo de Participação dos Municípios e das demais transferências constitucionais •Gastos com pensionistas não poderão ultrapassar limites estabelecidos em lei complementar. Atualmente, a Constituição estabelece teto apenas para despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, sem citar os pensionistas Políticas públicas •Determinação de que que órgãos e entidades façam, individual ou conjuntamente, uma avaliação das políticas públicas e divulguem os resultados •Plano Plurinual, LDO e Lei Orçamentária Anual deverão observar os resultados do monitoramento e da avaliação das políticas públicas Repasses duodecimais •Proibição da transferência para fundos públicos de sobras de repasses aos Poderes Legislativo, Judiciário, ao Ministério Público e à Defensoria Pública. Dinheiro deverá ser restituído aos Tesouros locais ou ser descontado dos próximos repasses Dívida pública •Previsão de lei complementar para regulamentar a sustentabilidade da dívida pública •Todos os níveis de governo (federal, estadual, municipal e Distrito Federal) deverão manter a dívida pública em níveis sustentáveis, em parâmetros a serem estabelecidos pela lei complementar •Essa lei poderá autorizar ações de ajuste fiscal em caso de crise nas contas públicas •Lei que define parâmetros para o Orçamento do ano seguinte, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deverá estabelecer diretrizes e metas de política fiscal compatíveis com a sustentabilidade da dívida pública Precatórios •Aumenta em cinco anos, de 2024 para 2029, prazo para que estados e municípios paguem seus precatórios, dívidas determinadas por sentenças judiciais definitivas (sem a possibilidade de recursos)
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