top of page
Foto do escritorCanalNBS

Dia Mundial do Rock: entenda a data comemorada no 13 de julho

Data teve como marco o concerto beneficente Live Aid que contou com a participação de artistas lendários como Queen, Rolling Stones, Led Zeppelin e Black Sabbath

Rock é celebrado no Brasil no dia 13 de julho(Foto:Unsplash / Banco de Imagens)


No dia 13 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Rock, pois nessa data, em 1985, foi realizado o concerto beneficente Live Aid, que ocorreu simultaneamente nos estádios Wembley, em Londres, e John F. Kennedy, na Filadélfia. O megaevento foi organizado pelos cantores e compositores Bob Geldof e Midge Ure, com objetivo de levantar fundos para combate à crise humanitária na Etiópia.

Em cada cidade, mais de 20 atrações que se apresentaram tiveram grande simbologia e importância. 

— Dada a grandeza do evento, os dois shows foram importantes para chamar a atenção da mídia para o problema de fome no país africano. Em Londres, o público foi de 72 mil pessoas, já na Filadélfia foi de 100 mil” — conta Ciro Visconti, coordenador da primeira e única pós-graduação em Rock do Brasil.


As performances dos artistas demoraram cerca de 10 horas em cada um dos dois palcos e foram transmitidas via satélite para cerca de 150 países, alcançando aproximadamente 1,5 bilhão de espectadores.

— O show de 21 minutos do Queen no Live Aid foi eleito como a melhor performance de um artista na história do Rock em uma votação entre artistas, produtores e jornalistas da indústria fonográfica, que ocorreu em 2005, batendo outras consagradas apresentações de artistas, como a de Jimi Hendrix (1969), Sex Pistols (1976), David Bowie (1973) e Rolling Stones (1969) — comenta Visconti. 

Ainda de acordo com o professor, o show da banda Queen, no Live Aid, é considerado o grande destaque, visto que o evento contava também com bandas clássicas, como Led Zeppelin, Black Sabbath e The Who. 

— Na época, haviam artistas que estavam liderando as paradas, como Dire Straits (com Money For Nothing) e U2 (com Sunday Bloody Sunday). Além disso, a icônica performance da banda Queen foi reproduzida quase integralmente no filme Bohemian Rhapsody (2018)


A Dois anos atras, o Canal NBS produziu uma matéria especial para celebrar a data, e entrevistamos um grande critico do rock da Mauá Beto Peninha, e vale a pena agente relembrar. se gostar curta e compartilhe ...





Comentarios


bottom of page