top of page
Foto do escritorCanalNBS

“De quem é a culpa?” David Soares comenta aumento do combustível

Em discurso na Câmara dos Deputados, nesta última quinta-feira, 15

@ Reprodução - CANAL NBS


Em discurso na Câmara dos Deputados, nesta última quinta-feira, 15, David Soares, Deputado Federal por São Paulo, não poupou direita e nem esquerda.

...senhores brasileiros e brasileiras, o tema hoje que nós temos debatido aqui é o que afeta a nossa população de mais baixa renda. Falo do alto preço da energia, devido à estiagem e devido também — pasmem! — a ações do Governo anterior, que não permitiu mais contratação de energias renováveis, como a energia solar, entre tantas. Infelizmente, agora, o Governo está carregando mais esse fardo. É importante fazer justiça sobre os fatos na sua realidade.”

Foi assim, iniciado o discurso de David Soares, que em menos de 40 segundos de fala, expôs uma grande deficiência de gestão política no Brasil: a falta de investimento em energias renováveis. A deficiência nesta área é tão gritante, que podemos fazer um simples comparativo com um país frio, com uma taxa muito menor de sol por ano do que o Brasil, e que ainda sim, em 2014 foi responsável por gerar 50,6% de sua energia por meio de painéis solares, enquanto o Brasil, um país tropical, produziu no mesmo período apenas 1%.

Em seu discurso, expos também o tucano João Doria, que de maneira pré-eleitoreira, tentou ludibriar não só seu eleitorado, mas toda a população de São Paulo. Não se deve fazer reforma tributária fake news, como o Estado de São Paulo fez”, Bradou no plenário da Câmara dos Deputados. A crítica de David se deve ao anúncio do tucano, em que prometeu reduzir em 3,2% o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para bares e restaurantes, entre tanto, o imposto havia sofrido aumento em janeiro de 2021 para 3,69%. Com a revisão, ele passa ao mesmo valor do ano passado. Ou seja, não houve aumento algum.

Por fim, David Soares que é jornalista e advogado de profissão, expôs uma reunião que teve com representantes da PETROBRAS, para tentar compreender qual o gargalo que precisa ser fechado para tentar conter a alta nos preços e assim poupar o trabalhador brasileiro, que não deve ser prejudicado pela má gestão política de poucos.

“Voltando ao tema PETROBRAS, deixaram bem claro que é em torno de 2 reais o que eles entregam. Então, para os 4 reais, existe um bolo de agentes que são os culpados. Portanto, Sr. Ministro Paulo Guedes, a quem eu respeito, traga os Srs. Secretários de Fazenda dos 27 Estados e do Distrito Federal, sentem-se e façam um acordo para o bem do Brasil. É a inflação, é o custo alto, e ninguém ganha com isso. Daqui a pouco, vamos ter que fazer o reajuste da perda da inflação. Está-se perdendo! Foi a carne, que aumentou 30%, é a gasolina, que vai a quase 40%, entre tantos outros. É preciso, verdadeiramente, parar com as vaidades, vestir a sandália da humildade, sentar-se e dizer: ‘Podemos abaixar xis’. O Brasil vai agradecer, a população vai agradecer, o consumo vai agradecer”, disse David.



Comments


bottom of page