top of page

Davi Alcolumbre é Eleito Presidente do Senado com 73 Votos

Senador reassume cargo e defende protagonismo da Casa

REDAÇÃO NBS


🚨 ELEIÇÃO NO SENADO! Davi Alcolumbre é eleito presidente com 73 votos e reassume o cargo que ocupou entre 2019 e 2021. Saiba como foi a disputa, os desafios do novo mandato e o que esperar da sua gestão. Não perca os detalhes!

Se inscreva no Canal NBS e ative o sininho para mais notícias! 🔔

🔗 Acesse nosso site e siga nossas redes sociais!


O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito, neste sábado (1°), presidente do Senado para o biênio 2025-2027, com 73 votos. Ele retorna ao comando da Casa após ter presidido o Senado entre 2019 e 2021, durante o governo Bolsonaro e o início da pandemia.

A eleição exigia pelo menos 41 votos para vitória, mas Alcolumbre superou amplamente essa marca, tornando-se o terceiro presidente mais votado desde a redemocratização. O recorde permanece com Mauro Benevides (1991) e José Sarney (2003), ambos com 76 votos.

🔹 Disputa e Apoios

Alcolumbre venceu Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos Pontes (PL-SP), que receberam apenas 4 votos cada. Sua candidatura contou com o apoio formal de todos os partidos, exceto Novo e PSDB. O Podemos, apesar de ter endossado sua candidatura, teve senadores que lançaram nomes próprios, mas retiraram-se da disputa.

🔹 Compromissos e Desafios

Antes da votação, Alcolumbre defendeu um Senado autônomo e independente, além da retomada das comissões mistas para analisar medidas provisórias, atualmente paralisadas devido a impasses com a Câmara.

Nos últimos dois anos, ele presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), conduzindo temas como a reforma tributária e a sabatina de autoridades. Agora, à frente do Senado, deve manter essa linha de atuação, buscando fortalecer o papel da Casa no cenário político nacional.

📌 Fique ligado no Canal NBS para mais atualizações sobre a política brasileira!





 
 
 

Comentários


LOJINHA NBS.gif
bottom of page