top of page
Foto do escritorCanalNBS

CONDEPHAAT de Mauá realizará ato solene em comemoração Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Entre os homenageados Yasuichi Kojima, acontecerá na Câmara Municipal de Mauá

CANAL NBS


Nesta quinta-feira dia 17 de agosto às 14 horas a Câmara Municipal de Mauá no plenário Rui Barbosa cituado à Avenida João Ramalho 305, Vila Noêmia estará apresentando através do CONDEPHAAT Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico Turístico de Mauá um ato solene em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico com com entrega de homenagem aos representantes de bens e materiais e aos preservacionistas de bens materiais tombados pelo município.


Entre os homenageados está o Artista Yasuichi Kojima, Nascido no Japão, em 24 de Fevereiro de 1934, formado na Escola de Cerâmica Industrial de Tajimi, Gifu-Japão. Em 1953 imigrou para o Brasil como técnico de cerâmica, trabalhou 5 anos em São Caetano. Com a chegada da família em 1958, transferiu-se para Mauá, onde montaram o primeiro forno de porcelana, que teve a sua primeira queima em 1959. A fábrica da família chama-se Porcelana Kojima e funciona até hoje. Naturalizou-se brasileiro e estudou com os pintores Manabu Mabe, Takaoka e Nakajima, em meados de 60 e 70, com produção abstrata. Deixou a pintura para dedicar-se à porcelana e retomou os pincéis no início dos anos 2000, desta vez com produção figurativa. Durante a quarentena da pandemia de COVID-19 pintou diversas telas com temas da arquitetura local e brasileira. As obras presentes no acervo datam do período abstrato do artista, logo no início de seus estudos com outros pintores nipo-brasileiros.


Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá.


O que é Condephaat - Ma


Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá (Condephaat Ma) é um órgão técnico municipal ligado à Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer. Seus integrantes são nomeados pelo prefeito e têm o dever de identificar, catalogar, valorizar e defender os patrimônios histórico, artístico, ambiental e cultural existentes na cidade.


Criação

Em 1987, foi instituído o Grupo de Defesa dos Bens Históricos de Mauá. Em 2001, a Lei 3.387 dispôs sobre a criação, organização e funcionamento do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de Mauá.


Objetivos do Conselho

* Formular diretrizes para a política municipal de preservação e valorização dos bens culturais;

* Deliberar sobre o tombamento de bens móveis e imóveis de valor reconhecido para o município;

* Desenvolver ações que aproximem a população dos bens culturais da cidade, conferindo a eles um significado, colaborando decisivamente no processo de identificação cultural entre o munícipe e o patrimônio;

* Defender o patrimônio histórico e artístico;

* Pleitear benefícios para os proprietários de bens tombados.

Conselheiros nomeados pelo Decreto Nº 8106 de 08 de Outubro de 2015


Tombamento

O tombamento é um ato administrativo, realizado pelo Poder Público, com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e até afetivo. A intenção é impedir que esses bens venham a ser destruídos ou descaracterizados.


Esse processo pode ser promovido pelas esferas Federal, Estadual ou Municipal. O órgão federal é o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No caso do Estado de São Paulo, o órgão é o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

O que é patrimônio cultural?

De acordo com o artigo 216 da Constituição Federal, "constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira".

Patrimônios materiais: de vestir, instrumentos musicais, obras de arte, técnicas construtivas, monumentos, máquinas e equipamentos, móveis e moedas.

Patrimônios imateriais: canções, crenças, celebrações, lendas, saberes que passam de uma geração para outra, manifestações cênicas, lúdicas e plásticas, dialetos.

Patrimônio arquitetônico ou edificado: abrange as construções de diferentes usos como: residências, fortificações, templos, praças, edifícios públicos, fábricas, portos e moinhos.

Patrimônio ambiental e natural: envolve os elementos naturais que são representativos da fauna e flora da região, bem como os mananciais hídricos e as reservas minerais.

Patrimônio arqueológico: compreende os vestígios materiais dos primeiros grupamentos humanos: seus antigos locais de moradia, artefatos, restos alimentares, representações artísticas, rituais etc. Um sítio arqueológico reúne a cultura material das sociedades do passado.

Bens tombados em Mauá Condephaat estadual: 2 Casa Bandeirista: Sede do Museu Barão de Mauá Centro Educacional de Paranavaí: atual E.E. Emiko Fujimoto


BENS MATERIAIS:

BENS IMATERIAIS:




Comments


bottom of page