Manifestantes pediam impeachment do presidente e protestavam contra alta dos preços de alimentos, energia e gás.
CANAL NBS - POR G1
Cidades brasileiras tiveram atos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste domingo (12). Os manifestantes pediam impeachment do presidente. Também houve protesto contra o aumento do preço dos alimentos, da gasolina e do gás.
Os atos foram convocados pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e pelo Movimento Vem Pra Rua. Até por volta de 12h30, ao menos cinco capitais tinham tido protestos: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Luís, Manaus e Vitória.
No Rio, os manifestantes se reuniram na orla de Copacabana. Eles gritavam palavras de ordem, pediam vacina contra a Covid para todos e também o impeachment do presidente Bolsonaro.
Eles defendiam a superação temporária de diferenças ideológicas em favor do combate ao governo Bolsonaro e do que chamaram de "terceira via" para as eleições presidenciais de 2022. Havia faixas e cartazes com a frase: “Nem Lula, nem Bolsonaro”.
Belo Horizonte Protesto teve início às 10h, e as pessoas começaram a se dispersar às 12h. — Foto: Reprodução/TV Globo
Em Belo Horizonte, o grupo de reuniu na Praça da Liberdade, região central. A maioria dos manifestantes usava roupas brancas e levava placas com dizeres de “Fora Bolsonaro”, “Democracia sempre” e “Terceira via, sim”. Até por volta de 12h30, a Polícia Militar não havia registrado ocorrências.
São Luís Ato se concentrou na Praça do Pescador no Avenida Litorânea, em São Luís (MA) — Foto: Luciano Dias/Grupo Mirante
Em São Luís, a concentração teve início às 9h, na Praça do Pescador e se dispersou por volta das 11h. Usando camisetas de cor branca, com discursos e faixas contra Bolsonaro, a maior parte dos manifestantes usava máscara de proteção facial contra a Covid-19.
Manaus
Manifestantes protestam contra Bolsonaro em Manaus — Foto: Eliana Nascimento/G1
Em Manaus, os manifestantes pediram o impeachment de Jair Bolsonaro e de seu vice, General Mourão. Os participantes usaram máscaras e a maioria respeitou o distanciamento social recomendado. O ato foi convocado por movimentos que se declaram independentes de partidos políticos, mas também teve apoio e adesão de algumas legendas.
Vitória Manifestantes fizeram ato contra Bolsonaro na Grande Vitória neste domingo (12) — Foto: Naiara Arpini/TV Gazeta
Em Vitória, além de protestar contra Bolsonaro e o ex-presidente Lula, os manifestantes fizeram carreata pra defender a PEC da prisão em segunda instância e o fim do foro privilegiado.
Commentaires