Video mostra parte da discussão entre as duas e o momento em que a agressora virou alvo de protestos de passageiros.
CANAL NBS
Uma mulher negra registrou boletim de ocorrência alegando ter sofrido racismo no Metrô de São Paulo na tarde desta segunda-feira (2) por uma mulher branca que fez um comentário associando o cabelo dela a doenças.
O caso gerou revolta entre os passageiros que estavam no vagão, que reagiram com gritos de "racista". A suposta agressora acabou escoltada pela polícia. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
À polícia, Agnes Vajda, que disse morar no Brasil há cinco anos, negou ter feito comentário racista. Segundo o BO, ela afirmou que se "ajeitou no banco para se afastar dos cabelos" e disse para Welica: "Se cuida porque se tiver alguém que tem doença com o cabelo, talvez você pode pegar".
Welica Ribeiro, negra, é do Rio de Janeiro e estava no vagão com o irmão e o pai. Segundo ela, a mulher que foi identificada como Agnes Vajda, húngara, de cabelos loiros, estava sentada ao seu lado e pediu para que ela tomasse cuidado com o cabelo, crespo, que, segundo Agnes teria tido, "poderia passar alguma doença".
"Toma cuidado com o seu cabelo porque ele está muito próximo ao meu rosto e pode me causar doença", relatou Welica à polícia sobre a fala da mulher, conforme o boletim de ocorrência.
Comentarios