top of page
Foto do escritorCanalNBS

Carnaval 2021: pandemia alterou ponto facultativo em diversas cidades.

Desfiles adiados, decretos e proibições cancelaram folgas da folia, mas agrememiações por meio das redes socias inaltecem suas grandes conquistas nas ruas com sonhos coloridos de voltar em breve para amenizar a dor deste sofrimento em enredos de versos de esperança e luz.

Logos das agremiações de Mauá-SP. Por Canal NBS



Conhecido tradicionalmente como mês da folia no calendário brasileiro, fevereiro de 2021 será diferente. A pandemia de covid-19 afetou a comemoração em praticamente todo o território nacional, já que estados e municípios suspenderam as principais festas e desfiles em virtude da possível escalada no número de infecções pelo novo coronavírus em meio às aglomerações de carnaval.


Com a suspensão dos desfiles, profissionais que pertencem à cadeia produtiva do carnaval ficaram sem trabalho justamente em um período em que costumam reforçar os rendimentos


o cancelamento da folia deixou muita gente sem trabalho. “São artistas, artesãos, compositores, músicos e ritmistas, muitos profissionais que não vão trabalhar e precisavam de alguma ajudar para suprir essa ausência. Antes da pandemia, em especial na Cidade de Mauá a crise financeira alegada pelos governantes, os impossibilitaram de ir as ruas, mas com criatividade as agremiações ainda podiam por conta proria, realizar eventos e tentar suprir alguns gastos e manter suas comunidades em atividades, mas com a pandemia do covid-19 a paralisazação é total e sem expectativas de como manter ao menos as obrigações de encargos e despezas necessarias.


São Paulo


No estado de São Paulo e na capital paulista, os pontos facultativos de segunda, terça e quarta foram cancelados, tanto pela prefeitura da cidade quanto pelo governo estadual, em razão da pandemia de covid-19.


Todas as repartições e serviços públicos estaduais e do poder público municipal da capital paulista terão expediente normal nos três dias. Nas demais localidades do estado, cada município tem autonomia para manter ou cancelar os pontos facultativos.


No setor privado, a decisão fica a critério do empregador, que pode exigir trabalho normal nos três dias, sem necessidade de pagamento de horas extras ou qualquer remuneração adicional ou conceder folga aos empregados, mediante compensação posterior das horas não trabalhadas; ou ainda conceder abono nos três dias - situação em que os empregados não precisam compensar as horas de trabalho das folgas recebidas.


Como o objetivo é impedir aglomerações de pessoas festejos de carnaval, a prefeitura de São Paulo decidiu adiar o desfile das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, assim como o carnaval de rua na cidade. A administração municipal ainda não decidiu quando ocorrerão as festividades.


“A prefeitura de São Paulo informa que em função da pandemia não há data definida para o carnaval. Desde o anúncio do adiamento, a prefeitura vem articulando com as principais instituições carnavalescas da capital, que concordaram com a necessidade de mudança da data”, disse a administração municipal em nota enviada à reportagem.


Em razão do adiamento dos festejos do carnaval, a prefeitura de São Paulo organizou um festival online com a participação de blocos e outras entidades carnavalescas, que ocorre desde a última sexta-feira e vai até o dia 28 de fevereiro.

O evento, chamado Festival Tô Me Guardando, com participação de blocos e agentes culturais do carnaval da cidade, terá 122 apresentações, com transmissão nas redes sociais.

Mauá


Em Mauá a UESMA (União das Escolas de Sambade Mauá), está realizando uma expsição (Fantasia e Fotos ) para não deixar cair no esquecimento, todo o brilho e fantasisa que a cidade já proporcionou nas atividades carnavalescas, onde o publico superlotava as arquibancadas para acompanhar os blocos e desfiles das escolas. O tema "O Mundo do Carnaval " está acontecendo na Pinacoteca do Teatro Municipal das 18h as 20h e vai até dia 22 de fevereiros. A UESMA também está prepparando um documentario, com depoiamentos de carnavalescos, relatando suas principais histórias e conquistas, com objetivo de não deixar que estes contos e fantasias caiam no esquecimento, e de certa forma acorde para a importancia da volta deste espetáculo aos olhos do mauaense.





Comments


bottom of page