top of page

Brasil aponta um registro quase 6 mil mortes por dengue em 2024

  • Foto do escritor: CanalNBS
    CanalNBS
  • 16 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, que também reportou 1.067 óbitos em investigação

Brasil registra quase 6 mil mortes por dengue em 2024 - Imagem: Reprodução / Freepik


O Brasil está enfrentando uma alarmante epidemia de dengue, com o número de mortes confirmadas atingindo a marca de 5.922 até o último sábado (14). Os dados foram divulgados pelo painel de monitoramento do Ministério da Saúde, que também reportou 1.067 óbitos sob investigação, cuja relação com a infecção ainda precisa ser confirmada.


Este total representa o maior índice de mortalidade por dengue desde o início da série histórica, que começou em 2000. O recorde anterior era de 1.179 mortes registradas em 2023, um número que já havia sido superado em apenas quatro meses deste ano, com a marca sendo ultrapassada no dia 10 de abril.


No que diz respeito aos casos prováveis da doença, o Brasil já contabiliza 6.606.414 registros, resultando em uma taxa de incidência de 3.253,4 para cada 100 mil habitantes. O estado de São Paulo continua sendo o mais afetado, com 2.159.404 casos confirmados, seguido por Minas Gerais (1.692.072) e Paraná (653.814).


* Siga o Canal NBS no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular


Embora o número total de infecções e óbitos seja preocupante, há sinais de uma diminuição gradual na incidência da dengue no país. Em resposta à crise sanitária, o governo ampliou as equipes de vigilância em saúde nas comunidades a partir de outubro, visando prevenir a propagação da doença.


Adicionalmente, os estados têm promovido ações periódicas conhecidas como "Dia D de Mobilização" contra a dengue. Neste sábado (14), uma mobilização nacional foi realizada para incentivar a população a adotar práticas simples e eficazes no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, enfatizou a importância da participação da população: "Com apenas 10 minutos por semana, é possível salvar vidas. Precisamos eliminar focos dentro das residências e descartar adequadamente objetos que acumulem água."


O Que É a Dengue?

A dengue é uma doença infecciosa febril causada pelo vírus dengue (DENV), transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Geralmente, a doença tem maior incidência durante os meses de verão, quando as chuvas favorecem o acúmulo de água em recipientes que servem como criadouros para o mosquito.


Os principais sintomas incluem febre superior a 38°C, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar generalizado, falta de apetite, cefaleia e erupções cutâneas. Casos mais severos podem levar a complicações graves, como extravasamento de plasma e hemorragias.


Medidas preventivas


Substituir a água dos pratos dos vasos por areia;

Manter caixas d'água devidamente tampadas;

Assegurar que piscinas estejam limpas;

Remover objetos que possam acumular água;

Desobstruir calhas e ralos;

Lavar bordas de recipientes acumuladores com sabão;

Armazenar baldes e garrafas com a boca para baixo;

Instalar telas em janelas;

Usar repelente adequado.

Tratamento


De acordo com informações do Ministério da Saúde, o tratamento para a dengue concentra-se na reidratação adequada dos pacientes. As recomendações incluem:


Repouso;

Ingestão abundante de líquidos;

Evitar automedicação e buscar atendimento médico imediato se surgirem sinais de alarme ou sangramentos;

Retorno ao médico para reavaliação conforme indicado.


Comments


LOJINHA NBS.gif
bottom of page