top of page
Foto do escritorCanalNBS

Bolsonaro concorda em ir aos estúdios da Globo para sabatina

Globo não aceitou fazer entrevista de Bolsonaro com o Jornal Nacional no Palácio da Alvorada, como ocorreu com Lula e Dilma

CANAL NBS O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu, nesta sexta-feira (5/8), ir aos estúdios da Rede Globo no Rio de Janeiro para conceder entrevista ao Jornal Nacional. Inicialmente, Bolsonaro queria negociar a realização da entrevista no Palácio da Alvorada, como foi feito com os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O PL havia solicitado que a entrevista ocorresse na Residência Oficial da Presidência, alegando que os ex-presidentes petistas tiveram o mesmo direito quando tentaram reeleição em 2006 e 2010, respectivamente. Na época, os apresentadores do Jornal Nacional viajaram até Brasília para realizar a tradicional sabatina do programa jornalístico com presidenciáveis que buscavam a reeleição. A Globo, porém, alegou que houve mudanças nas regras. Segundo a TV Globo, depois das eleições de 2014 ficou decidido que todas as entrevistas aconteceriam em seus estúdios, de forma a tratar todos os candidatos em condições de igualdade. A emissora também ressaltou que as mesmas regras não foram contestadas pelo presidente quando convidado para as sabatinas no G1 e na GloboNews. Em nota enviada à direção de jornalismo da Globo, a qual o Metrópoles teve acesso, a equipe de Bolsonaro afirma que ele concorda em ir até os estúdios da empresa.


“Entendemos que a igualdade entre os candidatos se dará pelo tempo dos entrevistados e não pelo local da entrevista”, diz a nota.


“Como não foi possível, de acordo com a resposta da empresa, o Presidente concorda em ir aos estúdios da Rede Globo no Rio de Janeiro para conceder a entrevista.”


A Globo respondeu com a confirmação do evento no dia 22 de agosto. “Agradecemos o e-mail e confirmamos a entrevista no Rio no próximo dia 22. Obrigado pelos esclarecimentos”, diz a mensagem, a qual a reportagem também teve acesso. Ordem de entrevistas

As entrevistas ao telejornal com os candidatos ao Palácio do Planalto terão 40 minutos para todos os presidenciáveis e serão conduzidas pelos âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos.


Bolsonaro será o primeiro entrevistado. Na sequência, foi sorteado André Janones (Avante) para o dia 23, mas o deputado desistiu da candidatura nesta quinta-feira (4/8) para apoiar o petista Lula.


Ciro Gomes (PDT) foi sorteado para 24 de agosto; Lula para o dia 25; e Simone Tebet (MDB) para o dia 26.


Em 2018, no primeiro turno, Bolsonaro deu a entrevista ao Jornal Nacional direto da bancada. No segundo turno, após a facada, ele e Fernando Haddad (PT) foram entrevistados de casa. POR METRÓPOLES


4 visualizações

Comments


bottom of page