top of page
Foto do escritorCanalNBS

Banco Central comunica vazamento de dados de 46 mil chaves Pix

O Banco Central esclareceu que o incidente será investigado e que sanções poderão ser aplicadas


REDAÇÃO NBS



Um total de 46.093 chaves Pix de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia) tiveram seus dados cadastrais vazados. A informação foi divulgada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira. Esse foi o sexto vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

CAUSA DO VAZAMENTO: Conforme informado pelo BC, o vazamento aconteceu devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição de pagamento. O BC esclareceu que a exposição ocorreu em dados cadastrais, que não têm impacto na movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram comprometidos.

BAIXO IMPACTO PARA CLIENTES: O Banco Central esclareceu que, embora o vazamento não tenha exigido comunicação devido ao baixo impacto potencial para os clientes, decidiu divulgar o incidente em nome do compromisso com a transparência. A autarquia informou que todas as pessoas afetadas serão notificadas através do aplicativo da Phi Pagamentos ou do internet banking da instituição. O BC destacou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e orientou os clientes a desconsiderarem outras formas de comunicação, como chamadas telefônicas, SMS, avisos por aplicativos de mensagens e e-mails.

CASO SERÁ INVESTIGADO: A exposição de dados não implica necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas sim que estiveram acessíveis a terceiros por algum período e podem ter sido capturadas. O BC esclareceu que o incidente será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. Conforme a legislação, multas, suspensões ou até exclusões do sistema do Pix são previstas, variando segundo a gravidade do caso.

NÃO É A PRIMEIRA VEZ: Este foi o sexto incidente de vazamento de dados do Pix desde sua criação em novembro de 2020. Em agosto de 2021, houve o vazamento de dados de 414,5 mil chaves Pix por número telefônico no Banco do Estado de Sergipe (Banese). Inicialmente, o BC havia divulgado que o vazamento no Banese atingiu 395 mil chaves, mas esse número foi revisado posteriormente.




Comments


bottom of page