Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem boas chances de concluir ainda em junho processo que pode deixar Jair Bolsonaro inelegível
CANAL NBS
O processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que definirá se Jair Bolsonaro fica inelegível tem boas chances de ser concluído ainda neste mês. O julgamento começará a ser analisado pelo plenário no próximo dia 22.
O caso foi liberado pelo relator, ministro Benedito Gonçalves, na última quinta-feira (1º/6). Na segunda-feira (5/6), o presidente do tribunal, Alexandre de Moraes, pautou o julgamento. Três dias foram reservados para a análise do processo: 22, 27 e 29 de junho.
Mais sobre o assunto
A expectativa no TSE é que o julgamento siga o seguinte roteiro: no primeiro dia, Gonçalves lê o relatório, os advogados das duas partes (PDT e PL, sigla de Bolsonaro) falam por 15 minutos cada, e o Ministério Público Eleitoral faz uma manifestação de meia hora.
No segundo dia, em 27 de junho, Gonçalves lê seu voto. No dia 29, os outros ministros votam. Como na semana seguinte o Judiciário entra em recesso, é possível que o tribunal marque uma sessão extra, caso necessário.
Em 2017, no julgamento que rejeitou cassar a chapa Dilma-Temer, o TSE levou quatro sessões para encerrar o caso. Na ocasião, o relator, ministro Herman Benjamin, fez questão de ler todo o seu relatório, que era bem mais extenso do que o da ação contra Bolsonaro.
Comentários