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“Auxílio-diesel” não colou, e caminhoneiros mantêm greve para 1º/11

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a criação de uma espécie de bolsa de R$ 400 destinada aos caminhoneiros para compensar a alta do diesel e 750 mil aos caminhoneiros autônomos

CANAL NBS - POR MEROPOLIS


A criação de um “auxílio-diesel” direcionado aos caminhoneiros, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta quinta-feira (21/1), desagradou a categoria e não impedirá a greve marcada para o dia 1º de novembro. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), “caminhoneiros não querem esmola, querem dignidade”.


A proposta do governo prevê um subsídio de R$ 400, que deve começar a ser pago em dezembro de 2021 e encerrado em dezembro de 2022, na tentativa de compensar a disparada dos preços dos combustíveis.

O que parece mais uma forma, de tentar dar um cala boca, aos caminhoneiros, a cerca de um ano de uma eleição presidencial, em busca de uma reeleição. para tentar transparecer que toda a classe o apoia.


O valor, contudo, não é o suficiente para cobrir nem metade dos gastos da classe, segundo líderes de associações.

“Caminhoneiro não faz nada com R$ 400, com diesel na média de R$ 4,80. Os R$ 400 propostos pelo presidente não atendem as demandas dos caminhoneiros. Manteremos nossas demandas e greve em 1º de novembro”, afirmou o organizador da paralisação de 2018, Wallace Landim, conhecido popularmente como Chorão.

Em outra ocasião, o presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava) já havia dito que a categoria estava no limite e que agora era “preciso lutar pela sobrevivência”.

Além do auxílio anunciado por Bolsonaro, neste mês, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que muda o cálculo da tributação, na tentativa de reduzir os custos da gasolina e do diesel. A proposta, que agora corre no Senado, determina que o ICMS cobrado em cada estado será calculado com base no preço médio dos combustíveis nos dois anos anteriores.

Atualmente, esse imposto aplicado nos combustíveis tem como referência o preço médio da gasolina, do diesel e do etanol nos 15 dias anteriores em cada estado. Isso significa que, a cada 15 dias, a base de cálculo muda, o que leva à oscilação no preço.

Para economistas, entretanto, a medida não ajudará a longo prazo e deve apenas “mascarar” o real preço dos combustíveis.



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