top of page
Foto do escritorCanalNBS

Ato solene do dia Nacional do Patrimônio Histórico é realizado em Mauá.

Coordenado pela Presidente do CONDEPHAAT-Ma, Sra. Simone Bello Gimenez, diplomou e homenageou preservadores de bens materiais e as ações dos membros e/ou indivíduos de bens imateriais



No dia 17 de Agosto de 2023, às 14 horas, ocorreu um ato solene coordenado pela Presidente do CONDEPHAAT-Ma, Sra. Simone Bello Gimenez, para comemorar a data: Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

A atividade teve como intuito diplomar e homenageou os preservadores de bens materiais e as ações dos membros e/ou indivíduos de bens imateriais, que lutam pela conservação e disseminação de proteção dos bens históricos da cidade, sejam eles históricos, culturais, ecológicos, sociais e/ou turísticos.

Em cerimônia simples e singela o Sr. Yasuichi Kojima de 89 anos foi homenageado recebendo o diploma das mãos da presidente do CONDEPHAAT-Ma e uma cópia integral do Processo Administrativo de Tombamento do Processo de Fabricação em Arte Cerâmica do Artista Plástico Yasuichi Kojima, das mãos de seu aluno e púpilo Gilson Polidoro.

Estiveram presentes e compuseram a mesa, o vereador Erismar Soares Clementino (Vereador Mazinho), que fez a abertura do ato solene, o Sr. José Terra, representando a Secretaria de Cultura, o Historiador e Membro do CONDEPHAAT-Ma, Prof. Dr. William Puntschart, o Homenageado Sr. Yasuichi Kojima e o Prof. Mestre Antonio Coelho de Souza do Nascimento, Coordenador do Programa Cidade Educadora de Mauá, representando a Secretaria de Educação. Enviaram representantes também a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sr. Josué Bruno de Arruda), a Secretaria de Meio Ambiente (o Sr. Renato Foresto) e do Conselho de Turismo -COMTUR, (Sr. Alcides Vinhas) Diretor do Sindicato dos Comerciários do ABC.



Durante o evento impressos de uma CARTA MOÇÃO foram disponibilizados para que os presentes à atividade pudessem se manifestar sobre o tema.

Nos momentos finais o vereador Mazinho se comprometeu a municipalizar a data, visto que, Mauá possuí muitos bens, principalmente imateriais, e colocou seu mandato à disposição para auxiliar neste quesito, história, memória e patrimônio.

Encerrando o ato solene, a Presidente do CONDEPHAAT-Ma falou de forma objetiva sobre a atual situação dos bens tombados da cidade e quais as soluções possíveis para a conservação dos mesmos. Frisou que a participação do poder público e dos gestores é essencial.

Entendendo melhor o Dia Nacional do Patrimônio Histórico:

“Em 17 de agosto, é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico no Brasil. A Lei nº 378, de 1937, criada no governo de Getúlio Vargas, sancionou a criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o objetivo de proteger e preservar os bens culturais do país.

O dia 17 de agosto é comemorado como o Dia Nacional do Patrimônio Histórico desde 1998, e esta data tem como objetivo homenagear o historiador e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade (que completaria 100 anos em 1998), o primeiro presidente do IPHAN . Além da presidência do IPHAN, Rodrigo Melo Franco de Andrade criou a Revista do Patrimônio Artístico Nacional e integrou um grupo de intelectuais entre 1934 e 1945, vindo a se tornar o maior responsável pela consolidação jurídica do tema “Patrimônio Cultural no Brasil”.

A importância de preservar os patrimônios públicos não deve ser compreendida somente num âmbito nacional, mas também em esferas regionais como estados e cidades. Isso devido à capacidade de o patrimônio, seja ele material (prédios e construções) ou imaterial (diversas formas de expressões) auxiliar na formação de uma identidade coletiva e pelo fato de o indivíduo ter um sentimento natural de pertença ao local onde nasceu ou vive; ou seja, que contribui para a nossa identificação e integração numa determinada sociedade.” Fonte/Texto: Leonel Guissoni.


Por: Simone Bello Gimenez

Presidente do CONDEPHAAT-Ma




Comments


bottom of page