top of page
Foto do escritorCanalNBS

Atila participa da inauguração da unidade física do Ciptea do Poupatempo em Mauá e comemora vitória.

A emissão emissão da Carteira da Pessoa Autista só era feita no Poupatempo do Canindé e online.


Após anúncio do governo de São Paulo anunciou, em setembro na implantação a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) em mais 25 postos do Poupatempo com salas sensoriais,


garantindo a emissão gratuita da Ciptea que só era feita no Poupatempo do Canindé, na zona norte da capital paulista, ou online por um portal.


Em uma frente parlamentar de Mães Atípicas na Alesp, criada pelo Dep. Atila Jacomussi (SO) onde participou do evento o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, que atendeu ao pedido de Atila, para que a unidade chegasse no ABC e também em Mauá


E o Poupatempo de Mauá, inaugurou nesta semana sua unidade fisica da sala sensorial e do serviço de emissão presencial do documento. Entre as 25 unidades, as do ABC estão estão Mauá, Diadema, Santo André e São Bernardo do Campo


O Deputado Atila participou da inauguração e disse "nossa luta não foi em vão ouviram nossa voz" e explicou que as salas sensoriais são "espaços silenciosos de acolhimento para pessoas autistas e neurodivergentes, com equipes especializadas atuando nos atendimentos - que poderão ser realizados sem a necessidade de agendamentos prévios"


Nos espaços, serão disponibilizados abafadores de sons externos e controle de iluminação, para reduzir os efeitos de estimulações sensoriais e tornar os ambientes confortáveis durante o serviço, evitando crises e estresse.


"Os usuários terão disponíveis materiais de auxílio como quadro branco, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos, mural cognitivo e bola de pilates", complementou.


A carteirinha Ciptea visa a "facilitar a identificação da pessoa autista e seus responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social e outros em todo o território paulista". "É um documento oficial que pode ser utilizado para comprovar o transtorno do espectro autista em momentos que se fizerem necessários, como ao estar em uma fila preferencial ou aguardando atendimento".



Comments


bottom of page