top of page
Foto do escritorCanalNBS

Asteroide maciço: agência divulga dia e horário de possível colisão com a Terra

Caso ocorra a colisão, ela está prevista para as 5h12 do 6 de maio de 2022, no horário de Brasília

Por: Redação RIC Mais- Controle. Ilustração cedida pela Agência Espacial Norte-Americana mostra o impacto fictício de um asteroide; equipe está encarregada de detectar e rastrear objetos de todos os tamanhos potencialmente perigosos para a Terra | Foto: Nasa/divulgação

Por

A lista que classifica os objetos mais perigosos que orbitam no espaço é feita a partir da chamada “Escala de Palermo”, que calcula o risco de cada asteroide de acordo com diferentes parâmetros ​​(tamanho, velocidade, probabilidade de impacto e o tempo para a possível colisão). De acordo com essa lista, o asteroide JF1 de 2009 foi considerado “potencialmente perigoso”.

O JF1 2009 tem cerca de 130 metros de diâmetro (tamanho da Grande Pirâmide de Gizé), pesa 250 mil toneladas e viaja a 95.000 quilômetros por hora. É um asteroide de tamanho semelhante ao que caiu perto de Chelyabinsk (Rússia) em 2013. Na ocasião, o corpo rochoso liberou uma energia de 500 quilotons, o que equivale à energia de trinta bombas atômicas como a que caiu em Hiroshima.

Além de confirmar que a data do possível impacto, 6 de maio de 2022, a Agência Espacial Europeia também determinou um horário exato de chegada à Terra, que seria 5h12 da manhã, no horário de Brasília. Pela rota do asteroide ainda não é possível determinar onde ele vai cair. O asteroide também foi classificado como “potencialmente perigoso” pela Nasa, mas as chances de que ele cause destruição em massa na Terra e atinja o planeta são de uma em 3.800, ou de 0,026%, conforme cálculos da agência espacial americana.



2 visualizações

Comments


bottom of page