top of page
Foto do escritorCanalNBS

A partir de quinta-feira, Grande ABC irá abolir uso de máscara

Regra vale apenas para ambientes abertos e deve ser divulgada de forma coletiva

por meio do Consórcio Intermunicipal

CANAL NBS

As cidades do Grande ABC vão desobrigar o uso da máscara em ambientes abertos a partir de quinta-feira. De acordo com apuração do Diário, a decisão será divulgada de forma coletiva depois da assembleia no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que seria realizada hoje, mas foi transferida para amanhã, no início da tarde, logo depois de coletiva de imprensa marcada pelo governador João Doria (PSDB), que também deve flexibilizar o uso do item em todo o Estado.

A máscara foi adotada como estratégia indicada pelos especialistas para diminuir a disseminação do coronavírus e se tornou obrigatória em todo o Estado de São Paulo no dia 5 de maio de 2020. No fim do ano passado, depois de flagrante melhora nos indicadores da pandemia, as cidades do Grande ABC e o governo estadual projetaram a retirada da obrigatoriedade. Mas, com o recrudescimento da crise sanitária em virtude do surgimento da variante ômicron, a decisão foi adiada por meio de decreto estadual, primeiro até 31 de janeiro e, posteriormente, até o dia 31 de março.

Apesar de continuar a ser exigido, é cada vez mais fácil flagrar pessoas sem o item de proteção em ambientes abertos. De acordo com especialistas, a alta cobertura da vacinação deu confiança para a população e ampara a decisão dos prefeitos. “O Brasil é um dos países mais indicados para retirada das máscaras nesse momento, porque é um local em que a imunização está sendo bem-sucedida, por isso está mais bem preparado que outros países. Já estamos em análise para quarta dose da vacina e, com isso, entramos em processo mais avançado que outras regiões, que tiveram menor aderência a vacinação”, afirmou Milton Monteiro Júnior, enfermeiro infectologista do Hospital HSANP.

De acordo com os boletins enviados pelas prefeituras, até ontem, 94,3% dos moradores do Grande ABC com cinco anos ou mais já recebeu a primeira dose, 85,1% estão com o esquema vacinal completo e 50,5%, ou seja, pouco mais da metade já receberam a terceira dose.

Enio Pires Studart, integrante da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, disse que o item deve ser desobrigado apenas em ambientes abertos, principalmente porque o reflexo da contaminação no feriado do Carnaval ainda não foi sentido “A liberação em ambientes fechados deve aguardar pelo menos mais duas semanas, até que sejam contabilizados os dados dos últimos dias, para analisarmos como foi o comportamento do vírus durante esse período”, explicou o pneumologista, que ainda reforça que a decisão pode ser revertida a qualquer momento dependendo dos resultados apresentados após a liberação do item de proteção. Em diversas cidades do Brasil o uso da máscara em ambientes abertos está em discussão. No Distrito Federal o item já não é mais obrigatório em ambientes abertos desde a semana passada, assim como em Belo Horizonte. Já na cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (DEM) publica hoje decreto desobrigando o item inclusive em espaços fechados.


POR DGABC



Comments


bottom of page