top of page
Foto do escritorCanalNBS

A cada 29 minutos um veículo é roubado ou furtado no Grande ABC

Em setembro foram registradas 1.492 ocorrências do tipo nos municípios da região; outros indicadores criminais tiveram alta no período

CANAL NBS A cada 29 minutos um veículo é roubado ou furtado nas cidades Grande ABC. Diariamente são quase 50 carros, motos, entre outros automóveis que são subtraídos de seus donos, segundo levantamento do Diário com dados divulgados ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública).


Em setembro foram registradas 1.492 ocorrências deste tipo de delito, sendo 541 roubos (quando há ameaça e violência) e 951 furtos (sem violência). O mês foi o maior do ano em número de registros de furtos de veículos, superando junho, que até então contabiliza a maior alta de 2022, com 933 casos. No comparativo com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 27% nas ocorrências de furtos, sendo que em setembro de 2021 tiveram 748. Já no ranking das cidades, Santo André aparece em primeiro lugar, com 451 casos no total. Na sequência estão São Bernardo (200), Mauá (171) e Diadema (69).


O aumento nos indicadores de crimes contra o patrimônio também foi observado no Estado. No total, foram furtados 8.525 veículos em São Paulo, contra 6.984 em setembro do ano passado. ALTA NA CRIMINALIDADE


A falta de segurança nos sete municípios também reflete em outros índices criminais.O mês passado contabilizou alta nos principais indicadores, como roubo e furto geral, homicídio e casos de estupro. (Veja dados por cidades na tabela abaixo)


Em comparação com o mesmo período de 2021, o crime de furto geral (que contabiliza outras infrações como roubo a banco, de carga, celular, entre outros objetos) cresceu 26%, com 2.332 ocorrências. Já o roubo geral aumentou 16% e totalizou 1.849 infrações.


As notificações de homicídio doloso (quando há intenção de matar) também tiveram significativa alta em setembro. Os casos cresceram 23% , e o número de vítimas passou de 13 para 16 em um ano. ALERTA


Os registros de estupro geral (que incluem violência contra pessoas vulneráveis, como crianças menores de 14 anos e idosos), passaram de 43 ocorrências em setembro de 2021 para 53 neste ano – alta de 23%. O aumento anual pode ser atribuído ao crescimento expressivo em duas cidades: Mauá, que cresceu 57% no período e contabilizou 11 vítimas em 2022 contra 7 em 2021. E em São Bernardo, que teve elevação de 45%. A cidade registrou neste ano 16 casos de estupro, enquanto no ano passado foram 11.


Os casos de violência sexual têm crescido gradativamente durante o ano. Conforme publicou o Diário no início de outubro, o mês de agosto superou em 17% as ocorrências realizadas no período pré-pandemia. Em 2019 tiveram 53 vítimas e em 2022 foram 62 – maior registro do ano até o momento.


AÇÕES


Questionada sobre o aumento nos indicadores, a SSP destacou que nos nove primeiros meses do ano foram presas na região 2.815 pessoas e apreendidas de 287 armas de fogo ilegais. “O Estado de São Paulo segue como líder na queda de homicídios no País, com redução de 83% dos casos nos últimos 23 anos. Em setembro, 56% dos casos de homicídios ocorreram devido a conflitos interpessoais, fora do alcance do policiamento ordinário. Mesmo assim, o Estado manteve a menor taxa de homicídios para o ano móvel, atingindo 6,24 casos por 100 mil habitantes”, pontuou o órgão em nota.


Sobre os casos de violência sexual, a pasta informou que o Grande ABC conta com cinco DDMS (Delegaciais de Defesa da Mulher) localizadas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá, além de uma 24 horas, onde a vítima é atendida por uma equipe da DDM on-line por videoconferência. "São Paulo intensificou as ações de enfrentamento à violência contra a mulher para reduzir a subnotificação destes e estimular a denúncia contra os agressores Para mulheres com medida protetiva, há o SOS Mulher, aplicativo que prioriza o atendimento a essas vítimas, deslocando as equipes policiais mais próximas ao local da ocorrência."

POR Do Diário do Grande ABC


3 visualizações

Comments


bottom of page