top of page
Foto do escritorCanalNBS

9,5% dos moradores da cidade de SP tiveram contato com Covid-19, diz pesquisa da prefeitura; na Zona

Pesquisa fez 5.416 exames sorológicos em moradores de 96 distritos da cidade. Zona Leste é a região com maior prevalência da doença, com 12,5% da população com anticorpos contra o coronavírus.

Secretaria municipal de saúde, Edson Aparecido, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (23) — Foto: Reprodução/ Youtube Por: G1


A Prefeitura de São Paulo verificou que 9,5% da população já teve contato com o novo coronavírus, segundo pesquisa epidemiológica divulgada nesta terça (23). Os dados foram obtidos por meio de 5.416 exames sorológicos feitos em 96 distritos com moradores acima dos 18 anos escolhidos por sorteio.

Esses exames não indicam quantas pessoas estão infectadas no momento, mas quantas já tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos contra ele, sejam elas sintomáticas ou assintomáticas. A margem de erro do inquérito sorológico é de 1,7 pontos percentuais. Portanto, a taxa de prevalência do vírus Sars-Cov-2 na população paulistana está entre 8% e 11,4%. Com esse resultado, a administração municipal estima que 1,16 milhão de pessoas já tenham contraído o vírus em algum momento. “Com isso nós chegamos à conclusão de que existe na cidade de São Paulo já 1,16 milhão de pessoas com o anticorpo do coronavírus no município. Isso nós da um grau de confiabilidade bastante importante, permite chegarmos às conclusões de que os processos, inclusive de flexibilização, estão sendo pautados exatamente por esses números", disse Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde. A presença de anticorpos no organismo não significa que a pessoa está imune à doença. Pesquisadores ainda estudam qual é a taxa de anticorpos necessária para que o indivíduo se torne imune e também quanto tempo esta imunidade pode durar.

Prevalência por região

A pesquisa divulgada nesta terça mostra ainda a prevalência do vírus por região da cidade. A Zona Leste lidera, com 12,5% da população com anticorpos contra o coronavírus. Já a Zona Sul tem o menor índice, com 7,5% dos moradores positivos. Veja na tabela abaixo a prevalência por região:


  • Zona Leste: 12,5%

  • Centro/Zona Oeste: 10,7%

  • Zona Norte: 8,4%

  • Zona Sudeste: 8,2%

  • Zona Sul: 7,5%



1 visualização

Comments


bottom of page